Escolas podem conferir resultados da segunda etapa do Censo educacional

Escolas podem conferir resultados da segunda etapa do Censo educacional

Escolas podem conferir resultados da segunda etapa do Censo educacional

Alterações nos relatórios devem ser enviadas ao Inep até o dia 18 de abril; dados finais deverão ser disponibilizados em 12 de maio, diz autarquia


A partir desta terça-feira (4), representantes de escolas e redes de ensino de todo o País podem consultar os resultados sobre o rendimento de seus estudantes no sistema Educacenso, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia ligada ao MEC (Ministério da Educação).
Os relatórios do Inep ficarão disponíveis para que os gestores das escolas façam alterações, se houver necessidade. Nesse caso, as modificações devem ser enviadas até o dia 18 de abril. A conferência dos dados faz parte do calendário do Censo Escolar de 2016.
Depois desse prazo, não poderão ser realizadas mais alterações. Os dados informados no módulo Situação do Aluno são utilizados no cálculo das taxas de rendimento – aprovação, reprovação e abandono –, fundamentais para a verificação e acompanhamento do rendimento escolar de cada uma das instituições de ensino e dos municípios do país.
Os gestores de educação têm acesso aos dados de todas as modalidades e etapas de ensino por meio dos relatórios gestores disponíveis. O Inep prevê que os dados finais estejam disponíveis no dia 12 de maio.
Censo Escolar
Considerado como o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área, o Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica. A coleta de dados tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.
A segunda fase ocorre com o preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo. A conferência que está aberta faz parte da segunda etapa do Censo.
No dia 24 de fevereiro, o Inep liberou o acesso aos microdados do Censo Escolar 2016. Essas informações são destinadas a pesquisadores, imprensa, gestores e sociedade civil que desejam trabalhar mais livremente com os dados para obter informações de interesse específico, não disponibilizadas em outros produtos do levantamento estatístico.
De acordo com o Inep, os microdados servem como ferramenta de transparência, já que permitem a replicação de todo um grupo de indicadores referentes às escolas participantes do Censo da Educação Básica de 2016.

Fonte: Último Segundo/Educação Com informações da Agência Brasil


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários