Tsunami pode atingir Espanha e Portugal a qualquer momento, afirmam cientistas

Tsunami pode atingir Espanha e Portugal a qualquer momento, afirmam cientistas

Tsunami pode atingir Espanha e Portugal a qualquer momento, afirmam cientistas

Em documentário, cientista afirmou que a questão não é mais se o tsunami acontecerá, mas sim quando; milhares de pessoas serão atingidas pela onda


É só uma questão de tempo até que a costa da Espanha e de Portugal seja atingida por um tsunami, de acordo com cientistas. Em um novo documentário, especialistas alegam que a região está despreparada para uma tragédia dessas dimensões e pelo menos mil pessoas seriam mortas pela onda gigante.
No filme “La Gran Ola” (A Grande Onda, em tradução literal) o possível tsunami foi comparado a um terremoto que aconteceu em Portugal no século XVIII. O desastre natural gerou uma onda que matou mais de dez mil pessoas.
De acordo com o documentário, o Golfo de Cádiz, região turística entre o estreito de Gilbratar e o cabo de São Vicente, seria especialmente afetado. O diretor do filme, Fernando Arroyo, sugere que seria uma repetição do Grande Terremoto de Lisboa, que aconteceu em 1755.
Arroyo acredita que dezenas de milhares podem morrer e centenas de milhares de outras pessoas podem ser afetadas pela necessidade de evacuação, cortes de energia e falta de comida e água. No documentário, são entrevistados cientistas da região e alguns confirmam as suposições do diretor.
A maior preocupação é a falta de um sistema que avise as pessoas antes do desastre, permitindo que se preparem para a onda. “A questão não é se teremos outro tsunami, mas sim quando irá acontecer”, disse a chefe do departamento de oceanografia em portos espanhóis, Begona Perez.
“No Golfo de Cádiz vários fatores podem desencadear um terremoto a qualquer momento”, afirmou pesquisador de risco tectônico e sísmico do Instituto Dom Luiz, em Portugal. O Golfo de Cádiz fica diretamente acima da divisão entre as placas tectônica de Açores e Gibraltar. Isso faz com que a região seja mais suscetível a terremotos no mar, que podem resultar em grandes ondas.
“A única realidade é que nenhum cientista pode afirmar que o desastre não irá se repetir em curto prazo, já que não existem indicadores da área”, disse Arroyo. “Isso afetaria centenas de milhares de pessoas e causaria grandes perdas econômicas”.
“Por dias grandes regiões não poderia ser evacuadas, não haveria eletricidade, nem comunicação e nem água e cidades inteiras, como Cádiz, precisariam passar por evacuação”, completou o diretor.
Tsunamis
Os tsunamis são formados a partir de terremotos, erupções vulcânicas ou deslizamentos que acontecem no fundo do mar, resultando no deslocamento de água. Quando as ondas atingem regiões mais rasas, sua altura pode aumentar em vários metros. É difícil ver um tsunami se aproximar da costa. O sinal mais óbvio é a retração do nível do mar, que recua momentos antes da onda atingir a praia.
Fonte: Último segundo/Mundo/Ig. São paulo


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários