Após reverter prisão perpétua, Hosni Mubarak é libertado no Egito

Após reverter prisão perpétua, Hosni Mubarak é libertado no Egito

Após reverter prisão perpétua, Hosni Mubarak é libertado no Egito

Ex-ditador fora condenado pelo assassinato de manifestantes na época da chamada Primavera Árabe; ex-presidente ficou cerca de seis anos preso


O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak foi libertado nesta sexta-feira (24), após passar cerca de seis anos na cadeia. O anúncio da libertação foi feito pelo seu advogado, Farid El Dib. O ex-ditador havia sido condenado à prisão perpétua em 2012.
“Ele deixou o hospital militar de Maad às 8h da manhã de hoje e se dirigiu à sua casa no bairro de Heliopolis, no Cairo”, confirmou o advogado.  Mubarak estava detido no hospital militar devido às suas complicações de saúde.
No último dia 13 de março, a Procuradoria-Geral do Egito ordenou a soltura do ex-presidente de 88 anos. Ele foi deposto e preso em 2011 por um golpe militar após uma série de protestos que tomaram a praça Tahrir durante a chamada Primavera Árabe.
O ex-ditador, que ficou no poder de 1981 a 2011, tinha sido condenado à prisão perpétua por conspirar para assassinar 239 manifestantes. Em 2014, porém, um tribunal de apelação aceitou um novo julgamento e o absolveu.
Trinta anos de poder
Durante praticamente 30 anos, Mubarak manteve-se no poder, tornando-se um aliado confiável dos EUA e de Israel na região, mas governando o Egito com mãos de ferro, abrindo pouco espaço para a oposição interna.
Nascido em uma família humilde em 1928 em uma pequena cidade na província de Menoufia, perto do Cairo, o ex-ditador formou-se na academia militar egípcia em 1949 e entrou na Força Aérea do país em 1950.
Anos depois, acumulando os postos de comandante da Força Aérea e vice-ministro da Defesa, ele teve papel fundamental no planejamento do ataque surpresa contra as forças israelenses na península do Sinai, dando início à guerra de Yom Kippur em 1973.
Ele foi recompensado dois anos depois, quando, cedendo à pressão internacional, Sadat nomeou um vice-presidente, escolhendo Mubarak. Em 1981, Sadat foi assassinado por militantes islâmicos durante uma parada militar no Cairo. Mubarak, sentado ao seu lado, escapou ileso. Ele assumiu a presidência do país após a morte de Sadat.

Fonte: Último Segundo/Mundo/Com informações da Agência Ansa.


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários