Pode haver vida no subsolo de Marte

No subsolo de Marte pode haver condições para o surgimento de formas de vida, afirmou o subdiretor do Instituto de Pesquisas Espaciais da Academia de Ciências da Rússia, Oleg Korablev, para a agência “Interfax”.

marte

“A superfície do planeta vermelho é pouco apta para a vida, mas no subsolo, à pequena profundidade, as condições para que esta exista podem ser completamente aceitáveis”, declarou o cientista, que destacou a importância da missão da sonda “ExoMars” para Marte, que está sendo preparada pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

Em Marte “há um pouco de ozônio, mas a grossura da atmosfera é tão pequena que a radiação solar ultravioleta chega à superfície do planeta quase com toda sua força e, literalmente, a esteriliza”, declarou.

Korablev afirmou que em Marte “é necessário cavar, e não apenas cavar um pouco, como fizeram a sonda americana, mas perfurar o solo”, missão que a “ExoMars” pode cumprir com sucesso.

Afirmou que o aparelho preparado pela ESA – que se cumprir o calendário previsto poderia partir da Terra com destino a Marte em 2013 – tem uma perfuradora que pode alcançar dois metros de profundidade.

Fonte:uol


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários