Parlamentares pedem audiência pública sobre resultados da Operação Carne Fraca

Parlamentares pedem audiência pública sobre resultados da Operação Carne Fraca

Parlamentares pedem audiência pública sobre resultados da Operação Carne Fraca

Objetivo é avaliar os impactos das investigações da Polícia Federal para o setor; oposição já fala em coletar assinaturas para a abertura de uma CPI


Deputados e senadores que integram a Frente Parlamentar da Agropecuária defendem a realização de uma audiência pública no Congresso Nacional para debater os desdobramentos da Operação Carne Fraca, que foi deflagrada pela PF (Polícia Federal) na última sexta-feira (17). Investigações comandadas pela corporação revelaram irregularidades no controle sanitário de carnes produzidas no País.
O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), presidente da frente parlamentar, participou de reunião realizada no Palácio do Planalto durante o fim de semana para debater sobre os resultados da operação . O tucano admitiu a necessidade de punição aos responsáveis por irregularidades, porém, sem “demonizar” o setor.
Segundo Leitão, o Brasil tem 4.837 unidades de processamento animal, dos quais somente 21 foram citados nas investigações da PF. Dessas, diz o parlamentar, duas são fabricantes de embutidos de franco no Paraná, além de uma unidade da BRF que está fechada desde fevereiro e, portanto, proibida de exportar alimentos.
Ainda de acordo com o parlamentar, dos 11 mil servidores do Ministério da Agricultura , somente 33 foram envolvidos em suspeitas de desvio de condutas. “O Brasil exporta para 185 países. Nós representamos 40% da exportação de carne de aves para o mundo inteiro”, lembrou o deputado, ao ressaltar a importância do mercado para a economia nacional.

Por meio de nota à imprensa, a Frente Parlamentar da Agropecuária diz que é preciso debater sobre as investigações da PF com todos os representantes do segmento de carne e com a sociedade civil em geral. Dessas discussões, segundo o grupo, pode resultar um novo modelo de controle sanitário no País.
Oposição
Na Câmara, as lideranças do PT e do PSOL – ambos partidos de oposição ao governo Michel Temer – já defendem a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre a produção de carne no Brasil.
O líder do PT, Carlos Zarattini (SP), disse, em nota, que o Congresso deve contribuir com as investigações a fim de evitar danos à imagem do Brasil no exterior. O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) também defendeu a coleta de assinaturas para uma CPI e argumentou que é preciso esclarecer a citação ao ministro da Justiça, Osmar Serraglio, nas investigações da Polícia Federal.

Já o líder do PPS, deputado Arnaldo Jordy (PA), garantiu que irá acompanhar os desdobramentos da operação, mas também não descarta a criação de uma CPI sobre o caso. Jordy foi membro da CPI do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que funcionou até fevereiro de 2016 na Câmara, e também foi autor de um pedido de convocação para ouvir os executivos do grupo frigorífico JBS/Friboi no colegiado sobre suposto favorecimento das empresas na concessão de empréstimos pelo BNDES.

Fonte: Último segundo/Política/ Com informações da Agência Câmara


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários