Asteroide gigante passa perto da Terra hoje; observatório de PE vai monitorá-lo

Asteroide gigante passa perto da Terra hoje; observatório de PE vai monitorá-lo

Asteroide gigante passa perto da Terra hoje; observatório de PE vai monitorá-lo

Corpo celeste identificado como 2013FK tem 94 metros de diâmetro, mais que o triplo do tamanho do pior asteroide que já se chocou com o planeta


O Observatório Nacional informou que um asteroide de grandes dimensões passa perto da Terra neste domingo (5), mas que não há risco de colisão.  O objeto, identificado como 2013FK, tem 94 metros de diâmetro e passará a uma distância segura – de 2,7 milhões de quilômetros – do planeta.

O maior impacto de asteroide já registrado na Terra até hoje, ocorreu em 1908, na Sibéria, quando um corpo celeste de 30 metros de diâmetro destruiu centenas de quilômetros quadrados de florestas e derrubou milhares de árvores em Tunguska. No caso do 2013FK, o tamanho é três vezes maior.

De acordo com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o monitoramento espacial é feito pelo Observatório Nacional por meio do projeto Impacton (Iniciativa de Mapeamento e Pesquisa de Asteroides nas Cercanias da Terra).
No Brasil, esse monitoramento é feito por um telescópio, com espelho de 1,5 metro, instalado no interior do estado de Pernambuco. No Observatório do Sertão de Itaparica, em Itacuruba (PE), são estudadas as propriedades físicas desses objetos celestes.

Outros asteroides

Além do 2013FK, o monitoramento identificou que, no próximo mês de outubro, um outro asteroide, esse de 19 metros, passará a 38.400 quilômetros da Terra, o que representa um décimo da distância entre a Terra e a Lua. Segundo o observatório, também não existe chance de colisão entre o asteroide e o planeta.
Com o equipamento, os pesquisadores conseguem estudar as propriedades físicas dos asteroides. “A depender do seu brilho, tamanho e distância, um objeto pode ser visto da Terra até mesmo com o uso de binóculos”, diz nota divulgada pelo ministério.

Além disso, no próximo dia 23 de setembro, o asteroide 2006SR131, com 11 metros, se deslocará perto da Terra, a uma distância aproximada de 153 mil quilômetros. Até o momento, esses são os dois únicos corpos celestes identificados que estarão numa distância inferior entre a Terra e a Lua, que é de aproximadamente 384 mil quilômetros.
Fonte: Último Segundo/Ciências/Com informações da Agência Brasil.


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários