União Européia sofre com disputas de Gás

A União Europeia (UE) está sendo afetada pela crise energética entre a Rússia e a Ucrânia e vai promover uma reunião entre as duas partes no dia 9 de Janeiro.

gasoduto

A Bulgária, a Polónia, a Hungria e a Roménia apresentam níveis de circulação de gás abaixo do normal, resultado do corte de fornecimento de gás russo à Ucrânia desde dia 2.

A Rússia confirma a redução no abastecimento, mas acusa a Ucrânia de dificultar a passagem do gás nos seus gasodutos. Do outro lado, a Ucrânia responsabiliza os russos de reduzirem o volume de gás.

Apesar de as falhas de abastecimento ainda não chegarem ao consumidor, uma vez que há reservas para vários dias, a Europa teme a quebra no fornecimento russo, numa altura em que, devido às baixas temperaturas, o consumo sobe.

Portugal não é afectado pela crise, porque recebe gás através da Argélia, mas, a manter-se por algumas semanas a disputa, a UE pode ficar numa situação difícil, já que 80 por cento do gás natural que importa à Rússia chega através de gasodutos ucranianos.

O vice-presidente da empresa russa Gazprom, Alexander Medvedev, diz que as negociações ainda não aconteceram por falta de vontade dos ucranianos. Mas a presidência ucraniana diz estar disponível e que “terminar as conversações entre a Ucrânia e a Rússia num clima de transparência e respeito mútuo constitui uma tarefa inadiável”, o que deve acontecer na próxima semana.

DÍVIDAS E SUBIDA NOS PREÇOS GERAM TENSÃO

Os problemas entre a Rússia e a Ucrânia não são recentes nem se cingem a aspectos energéticos. Desta vez, está em causa uma dívida da Ucrânia de perto de dois mil milhões de dólares, que dizem respeito ao fornecimento de gás nos meses de Novembro e Dezembro. Mas os novos preços que a Rússia quer cobrar e que a Ucrânia recusa contribuem para a disputa.

Pelo meio, a Ucrânia é acusada de roubar por dia 21 milhões de metros cúbicos de gás, mas os ucranianos dizem servir para o transporte do mesmo.

Há três anos viveu-se uma situação semelhante, também por falta de acordo na tabela de preços. E a intenção de a Ucrânia integrar a NATO, contra a vontade russa, não ajuda às negociações.

PERFIS

VICTOR IUSCHENKO

Presidente da Ucrânia desde 2004. Enfrenta a polémica por ordenar a dissolução do Parlamento em Outubro e pela a crise económica que o país vive.

DIMITRI MEDVEDEV

Pesidente da Rússia desde 2008, considerado liberal, prometeu reduzir a inflação russa e a dependência da economia dos recursos naturais.

PORMENORES

DEPENDÊNCIA ENERGÉTICA

A UE compra à Rússia perto de um quarto do gás natural que consome. A parcela deve subir para um terço até 2015.

CORTES NA ROMÉNIA

A Roménia já verificou cortes de 30% no abastecimento de gás natural e tem reservas para um mês.

ALEMANHA SEM CORTES

A Alemanha, a maior economia da Europa, ainda não indicou cortes no fornecimento.

240 DÓLARES MAIS CARO

O gás estava a ser vendido a 180 dólares por metro cúbico. A Ucrânia sugeriu um aumento até aos 235 dólares, mas a Rússia exige 418 .


Tags: , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários