Autor de atentado terrorista que deixou 39 mortos em Istambul era do Quirguistão

Autor de atentado terrorista que deixou 39 mortos em Istambul era do Quirguistão

Autor de atentado terrorista que deixou 39 mortos em Istambul era do Quirguistão

Mulher do atirador foi presa nesta terça-feira; polícia investiga se o homem teve alguma participação no atentado no aeroporto de Ataturk em junho

As autoridades da Turquia identificaram o autor do atentado terrorista na boate Reina, em Istambul, como Iakhe Mashrapov, 28 anos, natural do Quirguistão. Os dados de Mashrapov foram divulgados pela TV estatal TRT, nesta terça-feira (3).

Com imagens do passaporte, que também estão circulando nas redes sociais, é possível ver que ele saiu de seu país no dia 21 de outubro, um mês antes de dar sua entrada, ao lado da mulher e de dois filhos, na Turquia. O rosto do suposto terrorista coincide com as imagens divulgadas por Ancara em um vídeo de 45 segundos.

A mulher de Mashrapov foi presa nesta terça-feira, segundo o jornal turco Haberturk, na província de Konya, onde vivia ao lado do marido e dos filhos.
“Soube do ataque pela TV. Não sabia que meu marido era um simpatizante do Estado Islâmico”, teria dito a mulher aos policiais, de acordo com a publicação. O grupo terrorista assumiu que estava por trás do ataque nesta segunda-feira (2) e disse que a ação, que deixou 39 mortos um dia antes, era uma resposta aos ataques do governo turno no território sírio.

De acordo com o Hurriyet, o terrorista e sua família foram para Ancara e, no dia 22 de novembro, se estabeleceram em Konya. Lá, ele adiantou três meses de aluguel para o proprietário da casa onde moraram.
Agora, as autoridades investigam se o homem teve alguma participação na célula do Estado Islâmico que efetuou um atentado no aeroporto de Ataturk, em junho do ano passado, também em Istambul. Naquela ação, mais de 40 pessoas morreram.
Entenda o atentado
O grupo extremista autodenominado Estado Islâmico disse, nesta segunda-feira (2), que está por trás do ataque na noite de Ano Novo a uma boate em Istambul, na Turquia, que deixou 39 mortos e 69 feridos. A organização afirmou em um comunicado que o ato foi realizado por um “soldado heróico”.
Ao menos 600 pessoas celebravam a viradada do ano nas primeiras horas de domingo na Reina quando o homem abriu fogo. O terrorista matou primeiro um segurança e um agente de viagens ainda do lado de fora e, em seguida, entrou na boate. Segundo a mídia local, ele disparou 180 balas ao longo de sete minutos antes de fugir, deixando sua arma para trás.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Com informações da Agência Ansa.


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários