Estado Islâmico reivindica ataque de caminhão contra feira natalina em Berlim

Estado Islâmico reivindica ataque de caminhão contra feira natalina em Berlim

Estado Islâmico reivindica ataque de caminhão contra feira natalina em Berlim

Atentado terrorista nesta segunda-feira (19) deixou 12 mortos e 48 feridos

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou nesta terça-feira (20) o atentado contra uma feira natalina em Berlim, ocorrido na noite desta segunda-feira (19), segundo reportou a agência de propaganda da organização, Amaq. No ataque, um caminhão foi lançado na multidão, deixando 12 mortos e 48 feridos. As informações foram divulgadas pela Agência France-Presse (AFP).
“Um soldado do Estado Islâmico executou a operação de Berlim, em resposta aos apelos de visar cidadãos de países da coalizão internacional” que luta contra o grupo extremista, destacou a agência.

Qualificado de “ato terrorista” pela chanceler alemã, Angela Merkel, e realizado em um país que até agora não tinha sofrido atentados de grande magnitude, o ataque com um caminhão lembra, pelas circunstâncias, o cometido em Nice, há cinco meses.
A diretora do portal “Site”, que monitora as atividades dos extremistas na internet, Rita Katz, informou jnesta segunda-feira que o grupo terrorista Estado Islâmico tinha dado “instruções” para realizar ataques em mercados de Natal. Katz ainda lembra que o EI reivindicou o atentado ocorrido em Nice, em 14 de julho deste ano, que teve mecanismo semelhante.
Suspeito liberado
O homem de 23 anos, que foi detido na noite desta segunda-feira (19), apontado como principal suspeito pelo ataque terrorista na cidade de Berlim foi liberado pela polícia por falta de evidências. Segundo o canal “CNN”, os investigadores alemães afirmaram que “não existem provas suficientes contra o suspeito”.

Segundo os oficiais, o paquistanês que foi detido pode não ser o motorista do caminhão que entrou em uma feira de natal, atropelando e matando 12 pessoas, além de ferir outras 48. O responsável pelo ato ainda não foi identificado e tampouco capturado pelos oficiais da Alemanha.

“Até onde eu sei, não se pode ter certeza de que [ele] era o motorista. Estamos particularmente alertas. Por favor, esteja também alerta”, disse o comandante da polícia de Berlim, Klaus Kandt. Antes de o Estado Islâmico reinvidicar o ataque, a polícia tinha informado que o suspeito foi preso após ser perseguido por cerca de 2 km por uma testemunha, que manteve contato por telefone com a polícia.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Com informações da Agência Brasil.


Tags: , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários