Cinzas de Fidel farão trajeto histórico durante série de homenagens em Cuba

Cinzas de Fidel farão trajeto histórico durante série de homenagens em Cuba

Cinzas de Fidel farão trajeto histórico durante série de homenagens em Cuba

Corpo do líder cubana será cremado ainda neste sábado (26) e cinzas seguem para cidade onde revolução cubana foi anunciada; funeral será em dezembro

O corpo do ex-presidente de Cuba Fidel Castro será cremado ainda neste sábado (26) e as cinzas serão colocadas em um cemitério na cidade cubana de Santiago, no dia 4 de dezembro. Antes disso, centenas de homenagens oficiais serão feitas ao líder cubano, morto aos 90 anos de idade.
Santiago foi a cidade em que Fidel cresceu e frequentou a escola. E foi também nesta cidade que Fidel Castro, em 1959, de uma janela da prefeitura, anunciou ao mundo o êxito da Revolução em Cuba. O líder cubano nasceu na cidade de Birán, no dia 13 de agosto de 1926
Entre as homenagens previstas ao ex-comandante da ilha, a que terá maior destaque será feita na próxima segunda-feira (28), em frente ao Memorial José Martí, em Havana, capital do país. Neste dia, a população cubana poderá prestar homenagem ao líder cubano.
De acordo com o ritual previsto, todos os que comparecerem a essa homenagem deverão assinar um livro em que prometem fidelidade à revolução cubana. Haverá também, no mesmo dia, uma missa na Praça Havana, onde Fidel costumava se dirigir às multidões.
Na quarta-feira (30), as cinzas do ex-presidente serão transportadas para várias cidades do país, para que a população possa homenageá-lo. No sábado (3), haverá outra missa na cidade de Santiago.
Luto
O governo cubano decretou nove dias de luto nacional pela morte do ex-presidente Fidel Castro, período contado a partir deste sábado.
A morte de Fidel foi anunciada na televisão estatal cubana pelo irmão dele, Raúl Castro, atual presidente do país. “Com profunda dor, compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da América e do mundo, que hoje faleceu o comandante e chefe da revolução cubana Fidel Castro Ruz. Em cumprimento a vontade expressa do companheiro Fidel seu corpo será cremado. Até a vitória. Sempre”.
Fidel Castro é, ao mesmo tempo, adorado por muitos cubanos e também odiado por outros tantos que se exilaram principalmente nos Estados Unidos para fugir do regime socialista implantado durante a revolução liderada pelos irmãos Castro. Milhares de cubanos que moram principalmente em Miami, nos Estados Unidos, comemoraram a morte de Fidel.

Fonte: Último Segundo/Mundo/EBC Agência Brasil


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários