“Se nos tirarem pela porta, entraremos pela janela”, diz Maduro sobre Mercosul

"Se nos tirarem pela porta, entraremos pela janela", diz Maduro sobre Mercosul

“Se nos tirarem pela porta, entraremos pela janela”, diz Maduro sobre Mercosul

Presidente da Venezuela demonstrou irritação com integrantes do bloco econômico e diz que países querem “impor uma sanção que não existe”

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou nesta quarta-feira (23) os países fundadores do Mercosul de pretender impor a Caracas “uma sanção que não existe” e avisou que ninguém poderá poderá expulsar o país daquele organismo.
“Ninguém vai poder tirar a Venezuela do Mercosul. Se nos tirarem pela porta, nós entraremos pela janela”, disse Maduro em entrevista a uma rádio local. Maduro também apelou aos povos da América Latina para se unirem para que as “oligarquias não se imponham”.
O presidente venezuelano disse ser necessário defender o Mercosul, “cujos princípios e estatutos estão ameaçados por governos da direita que promovem uma agenda desestabilizadora contra a Venezuela”.
Na segunda-feira (21), o ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Eládio Loizada, anunciou que a Venezuela vai ser suspensa, como “Estado associado” do Mercosul, ficando “sem voz” naquele organismo. O anúncio teve lugar durante uma conferência de imprensa na cidade de Assunção, durante a qual Loizada explicou que em dezembro termina uma prorrogação concedida a Caracas para incorporar a sua legislação no acervo jurídico do Mercosul.
“Será suspensa, sem voz, e continuará nessas condições até que ratifique os compromissos que tem que cumprir como Estado associado”, frisou o diplomata paraguaio. Segundo ele, Caracas notificou que não poderá incorporar 112 resoluções do Mercosul, por algumas interferirem com a sua legislação interna, mas a justificação dada “não pode ser motivo para que [as mesmas] não sejam incorporadas, porque quando há um acordo internacional que colide com a legislação interna, fazem-se reservas e a Venezuela não tem feito reservas”.
Na semana passada, o ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, anunciou, também durante uma conferência de imprensa, que a Venezuela deixaria de “ser membro com voto” do Mercosul “por não ter adotado toda a normativa do Mercosul”.
Normas do Mercosul
No dia 13 de setembro, os países fundadores do Mercosul – Argentina, Paraguai, Brasil e Uruguai, – instaram, por meio de uma declaração conjunta, a Venezuela a incorporar “quase 300 normas” para cumprir as suas obrigações como membro pleno do bloco.
Já em 29 de julho, o Uruguai terminou a presidência rotativa do Mercosul, altura em que a Venezuela começou a reclamar que lhe fosse transferido o cargo, por corresponder-lhe por ordem alfabética, no entanto o Brasil, Argentina e o Paraguai se opuseram.
Atualmente, o Mercosul é presidido conjuntamente pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Fonte: Último Segundo/Mundo/Com informações da Agência Lusa


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários