UE lança agência de controle de fronteiras para combater imigração clandestina

UE lança agência de controle de fronteiras para combater imigração clandestina

UE lança agência de controle de fronteiras para combater imigração clandestina

Guarda Costeira do bloco europeu terá um mandato mais amplo, mais poderes e poderá intervir livremente quando houver algum incidente

A União Europeia lançou nesta quinta-feira (6) a nova Guarda Costeira e de Fronteiras Europeia, que terá a função de monitorar as divisas externas do bloco e trabalhar ao lado dos Estados-membros para enfrentar eventuais ameaças a sua segurança.

O corpo substitui a agência da UE para o controle de fronteiras, a Frontex, que vinha sendo questionada por sua ineficácia no combate à crise migratória. A troca é fruto de uma proposta da Comissão Europeia para melhorar a resposta de Bruxelas à emergência.
A Guarda Costeira terá um mandato mais amplo, mais poderes e poderá intervir livremente quando houver algum incidente que coloque em risco o Espaço Schengen. Seu lançamento ocorreu em um lugar simbólico: Kapitan Andreevo, na fronteira entre Bulgária e Turquia, para onde a Frontex já havia enviado 192 guardas.

Esse número deve ser reforçado nas próximas semanas, já que existe o temor de que o acordo entre Bruxelas e Ancara para fechar a chamada “rota balcânica” dos refugiados naufrague. “É um dia histórico na gestão de fronteiras. Daqui para frente, a fronteira externa de um país-membro é a fronteira de todos, legalmente e operacionalmente”, disse o grego Dimitris Avramopoulos, comissário europeu para Migração, Cidadania e Assuntos Internos.
No próximo mês de novembro, a Guarda Costeira Europeia deve efetuar “testes de estresse” para avaliar a vulnerabilidade das fronteiras externas do bloco, enquanto um grupo de resposta rápida de 1,5 mil agentes deve entrar em atividade no dia 6 de dezembro.

Além disso, em janeiro, passará a operar o núcleo de repatriação da agência, já que a UE pretende expulsar imigrantes clandestinos que não tenham direito a refúgio.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Ansa


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários