Governo FHC é investigado na Lava-Jato por compra de termoelétricas

Governo FHC é investigado na Lava-Jato por compra de termoelétricas

Governo FHC é investigado na Lava-Jato por compra de termoelétricas

Polícia Federal abriu um inquérito para apurar suposto esquema de corrupção na aquisição de térmicas pela Petrobras entre 1999 e 2001


A Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), abriu um inquérito para apurar suposto esquema de corrupção na compra de termoelétricas pela Petrobras entre os anos de 1999 e 2001, no governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.
O alvo do inquérito é o envolvimento das empresas Alstom/GE e NRG nas aquisições. A suspeita veio à tona com a delação do ex-diretor da área Internacional da empresa Nestor Cerveró, que na década de 90 era gerente de energia do Departamento Industrial da estatal.
De acordo com Cerveró, àquela época, temia-se uma crise energética e, para evitar desabastecimento, FHC criou um Programa Prioritário de Termoelétricas (PPT). “Nas primeiras aquisições de turbinas, já houve o pagamento de propina”, disse Cerveró.

A primeira empresa a fornecer turbinas para a Petrobras para a construção e exploração de termoelétricas foi a ABB, em 1999, que posteriormente foi comprada pela Alstom e, depois, pela GE.

A assessoria de imprensa de Fernando Henrique Cardoso disse, em comunicado, que o ex-presidente “não tem informações sobre este inquérito, mas sempre é favorável que denúncias sejam apuradas”.
Fonte: Último Segundo/Política/Ansa


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários