Oposição síria apresenta plano de paz e transição de governo

Oposição síria apresenta plano de paz e transição de governo

Oposição síria apresenta plano de paz e transição de governo

Plano exclui o ditador Bashar al-Assad e prevê período de seis meses de negociação, além da criação de entidade para supervisionar a transição

Uma aliança de grupos moderados da oposição síria apresentou nesta quarta-feira (7) um plano de paz e transição política democrática para o país, mas excluiu o ditador Bashar al-Assad.
O plano prevê um período de seis meses de negociação e a criação de uma entidade governamental que será responsável por supervisionar a transição e o Estado.
Em 18 meses, seriam convocadas eleições parlamentares, presidenciais e municipais. Assad, que governa a Síria desde 2000, e seus aliados ficaram de fora deste processo. Ele poderia permanecer na Presidência durante os seis meses de negociações, mas, depois, precisaria entregar o poder ao governo de unidade nacional que organizaria as eleições.
De acordo com o texto da proposta, todas as seitas e etnias seriam respeitadas, assim como os direitos individuais das mulheres, que receberiam uma cota de 30% para cargos públicos. O plano tem 25 páginas e foi apresentado pelo Alto Comitê de Negociações (HNC) da Síria, que engloba 30 facções políticas e militares.
A proposta teve o apoio do secretário britânico de Relações Exteriores, Boris Johnson, e de representantes dos Estados Unidos, da União Europeia, dos países do Golfo e da Turquia. No entanto, é possível que o plano não seja adotado e receba críticas de Assad e da Rússia, país aliado ao regime, que também ficou de fora do texto.
Nesta quarta-feira (7), a imprensa da Turquia também publicou que o presidente norte-americano, Barack Obama, pediu ajuda para uma ação conjunta em Raqqa, capital do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria. “Obama quer fazer alguma ação conjunta em Raqqa”, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ao voltar do G20 na China, onde se reuniu com o presidente norte-americano e discutiu medidas para derrotar o Estado Islâmico na Síria. O combate ao EI na Síria e no Iraque, países com regiões dominadas pelo grupo terrorista, é uma das prioridades de Obama.
A atuação e expansão do EI também é relacionada ao vácuo político provocado pela guerra civil na Síria. Atualmente, o país é dominado parcialmente por forças de Assad, por grupos rebeldes, por curdos e pelo Estado Islâmico.
Inspirada pela Primavera Árabe, a guerra civil na Síria começou em 2011 e já provocou a morte de 250 mil pessoas, além de êxodos em cidades inteiras. ONGs locais, porém, estimam que o conflito já tenha matato 470 mil civis.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Ansa


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários