Iraque avança em missão para retomar cidade dominada pelo Estado Islâmico

Iraque avança em missão para retomar cidade dominada pelo Estado Islâmico

Iraque avança em missão para retomar cidade dominada pelo Estado Islâmico

Militantes do grupo terrorista estão acuados dentro da cidade, a 65 km de Bagdá, enquanto civis tentam fugir dos confrontos

As forças iraquianas disseram ter tomado o extremo sul da fortaleza do grupo Estado Islâmico em Faluja, duas semanas após o lançamento de uma operação para recapturar a cidade.

O tenente-general Abdel Wahab al-Saadi disse que suas forças garantiram o bairro predominantemente agrícola do sul de Naymiyah, ao abrigo de ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA, e estão preparados para entrar na cidade principal. Faluja se encontra a cerca de 65 quilômetros a oeste da capital Bagdá.
A operação foi anunciada em maio. Na segunda-feira (30), forças especiais do Iraque começaram a avançar para o centro da cidade, mas eles têm enfrentado forte resistência. Faluja está sob o controle do Estado Islâmico há mais de dois anos e os militantes têm sido capazes de construir defesas complexas. A cidade é um dos últimos redutos do Estado Islâmico no Iraque. Os extremistas ainda dominam a cidade de Mosul no país.
Mortes
Um barco que levava civis fugindo por um rio de Faluja afundou neste sábado (4), matando ao menos quatro pessoas, no momento em que forças a favor de Bagdá disseram que tinham a cidade iraquiana quase completamente cercada.
Duas crianças, a mãe delas e um homem se afogaram ao cruzar o rio Eufrates, uma das poucas rotas de fuga que sobraram para os civis que tentam deixar a cidade sitiada pelo Estado Islâmico. Nove outras pessoas que acredita-se estavam no navio permanecem desaparecidas, disse a polícia.

“Vi com meus próprios olhos minha família desaparecer sob a água”, disse Abu Tabarak, que viu do lado do lado do rio dominado pelo Estado Islâmico o barco afundar com sua mulher, filho e filha a bordo.

“Não havia lugar no barco para mim, então esperei com minha segunda filha pelo próximo”, disse ele por telefone do hospital para onde os corpos foram levados.
Cerca de 50 mil civis vivem em Faluja com acesso limitado a água, alimentos e cuidados de saúde, de acordo com estimativa das Organização das Nações Unidas.
As forças iraquianas, com a ajuda de milícias xiitas e apoio aéreo da coalizão liderada pelos EUA, lançaram uma ofensiva em 23 de maio para retomar a cidade sunita, a primeira a cair nas mãos do Estado Islâmico no Iraque.

Um líder da coalizão xiita apoiada pelo Irã que participa da ofensiva disse que o único lado de Faluja que continua a ser assegurado pelas forças pró-Bagdá estão na parte da margem ocidental do rio Eufrates.

“Estamos agora às portas de Faluja” disse Abu Mahdi al-Muhandis, vice-líder da Força de Mobilização Popular, em uma entrevista à imprensa televisionada.

Fonte: Último Segundo/Mundo/Com informações do Estadão Conteúdo e da Reuters


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários