Explicações de Dilma para nomeação de Lula são ‘ridículas’, diz NY Times

NY Times critica Dilma

NY Times critica Dilma

“Surpreendentemente, ela parece ter sentido que ainda tinha capital político para gastar”, afirma o maior jornal dos Estados Unidos ao comentar a nomeação do ex-presidente Lula

O The New York Times classificou em um editorial neste sábado de “rídiculas” as explicações de Dilma Rousseff sobre a escolha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser ministro-chefe da Casa Civil.

Surpreendentemente, ela parece ter sentido que ainda tinha capital político para gastar”, afirma o maior jornal dos Estados Unidos ao comentar a nomeação de Lula.

“Dilma Rousseff criou uma nova crise, de confiança em seu próprio julgamento”, afirma o Times. O texto ressalta que Lula está sendo investigado por enriquecimento ilícito. Além disso, pessoas muito próximas a ele, como José Dirceu, estão presas, ressalta o jornal.

Se a decisão de nomear Lula “empurra os esforços de impeachment” para mais perto, “Dilma terá só a ela mesma para culpar”, afirma o Times. A estratégia de Dilma aumentou a insatisfação popular e levou milhares de pessoas às ruas das cidades brasileiras, pedindo a renúncia da presidente, afirma o Times. Ontem à noite, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, suspendeu a nomeação de Lula.

Com o título de “A crise política no Brasil se aprofunda”, o editorial do Times comenta os vários desdobramentos na política brasileira dos últimos dias, com foco na escolha de Lula para ser ministro de Dilma. O texto destaca que o objetivo foi tentar blindar Lula das investigações da Operação Lava Jato, que já atingiram 50 pessoas, incluindo políticos do PT e de outros partidos, ressalta o jornal.

A explicação de Dilma para a nomeação de Lula, ressalta o Times, foi descrita por ela como sendo uma oportunidade de trazer de volta ao Planalto um negociador talentoso para ajudar o Brasil a lidar com uma variedade de crises. Essa explicação, porém, é ridícula, afirma o editorial. O texto cita que Lula é acusado de ter recebido dinheiro de construtoras e foi levado recentemente para depor pela Polícia Federal.

Lula e Dilma, diz o Times, querem atrasar, “por tanto tempo quanto possível”, um eventual julgamento do ex-presidente ao tentar abrigá-lo no Planalto, com foro privilegiado.

Fonte: Último Segundo/Política/O Estadão


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários