Temporal deixa ao menos 17 mortos na Grande São Paulo e no interior do Estado

Temporal deixa ao menos 17 mortos em São Paulo

Temporal deixa ao menos 17 mortos em São Paulo

Só em Francisco Morato, deslizamento de terra matou dez pessoas nesta sexta-feira (11); congestionamento chegou a ficar mais de duas vezes acima da média na capital paulista

Chegou a 17 o número de mortos em deslizamentos decorrentes das chuvas que atingiram a Grande São Paulo e o interior do Estado desde a tarde de quinta-feira (10). No total, ao menos 20 cidades foram afetadas pelos temporais.

No município de Mairiporã, quatro pessoas morreram e outras sete ficaram feridas no bairro Jardim Néri, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. A tragédia ocorreu por volta das 21h, na altura do número 500 da Rua Primavera. Em Francisco Morato, já na madrugada desta sexta-feira (11), outros deslizamentos deixaram ao menos dez mortos. A prefeitura decretou estado de emergência devido às chuvas, o que facilita o pedido de ajuda financeira aos governos estadual e federal para contornar prejuízos.

Em Guarulhos, cidade que abriga o Aeroporto Internacional de São Paulo, uma pessoa morreu afogada. O aeroporto ficou fechado entre 23h50 e 6h06, três voos foram cancelados e ao menos 12 foram transferidos para outros locais de aterrissagem. Outra pessoa morreu afogada em Cajamar, município próximo a Jundiaí, levando o número de vítimas a chegar a 16.

Em Itatiba, no interior do Estado, a Polícia Militar confirmou a morte de um homem por afogamento. Outra vítima foi encontrada, mas ainda não se sabe a causa da morte.

De acordo com o Instituto de Meteorologia, foi registrado volume de 87,2 mm de chuva no Mirante de Santana, na zona norte da capital, entre as 9h de quinta e o mesmo horário desta sexta-feira (11), 54% do volume esperado para março. O mês já acumulou 194,9 mm, volume 21% superior à média histórica, de 160 mm.

Em Guarulhos, cidade que abriga o Aeroporto Internacional de São Paulo, uma pessoa morreu afogada. O aeroporto ficou fechado entre 23h50 e 6h06, três voos foram cancelados e ao menos 12 foram transferidos para outros locais de aterrissagem. Outra pessoa morreu afogada em Cajamar, município próximo a Jundiaí, levando o número de vítimas a chegar a 16.

A cidade de Itapevi também registrou destruição por causa da chuva. De acordo com a Defesa Civil estadual, mais de 5 mil moradias sofreram inundações. Os bairros Jardim Dona Elvira, Vitapólis, Amador Bueno, Jardim Sorocabano, Jardim Santa Rita, Bairro Sapiantã e Parque Suburbano foram os mais castigados pelo temporal. Todos ficam localizados perto dos rios Barueri Mirim, São João e Sapiantã. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil disponibilizou pessoal especializado e material de assistência humanitária ao município. Até agora, não há registro de pessoas desaparecidas ou mortas.

Na capital paulista, um deslizamento de terra deixou quatro feridos na Jardim Ângela, no extremo sul da cidade. As vítimas foram socorridas na Rua Achaira e levadas ao Posto de Saúde do M’Boi Mirim.

Trânsito
O temporal complicou o congestionamento desde o início da manhã na capital paulista. No auge do trânsito, por volta das 8h30, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava 177 quilômetros de vias paradas – a média no horário é de entre 70 e 104 km.

Horas depois, a situação seguia complicada para o motorista. Às 11h30, São Paulo tinha congestionamento de 110 km, para uma média de entre 45 e 79 km. As vias mais complicadas eram a Marginal Tietê – sentido Rodovia Castello Branco – e Radial Leste – sentido centro.

CPTM
Os trens da linha Diamante tiveram sua velocidade reduzida e estenderam seu tempo de parada entre as estações Barueri e Itapevi por causa de problemas técnicos. O mesmo ocorreu na linha Esmeralda, Osasco e Grajaú, devido a um alagamento.

Na Rubi, os trens chegaram a parar de circular entre as estações Perus e Jundiaí e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos providenciou ônibus gratuito para quem ia do Campo Paulista e Francisco Morato.

Fonte: Último Segundo/Brasil/*Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários