Agência britânica publica mapa inédito da superfície de Marte

Mapa de Marte

Mapa de Marte

Especializada em mapeamentos, é a primeira vez que a Ordnance Survey traçou território de um outro planeta

A agência britânica Ordnance Survey (OS) divulgou um mapa inédito de Marte. Esta é a primeira vez que a organização especializada em mapeamentos traçou o território de um outro planeta. Dados abertos da Nasa, a agência espacial americana, serviram de base para o trabalho, que foi publicado na conta da agência no portal Flickr.

O mapa teve uma única cópia impressa para um cientista britânico que participa do planejamento do envio de um veículo de exploração a Marte em 2019.

Elevações e escalas

“Foi um pouco difícil a princípio interpretar os dados para decifrar as elevações, escalas e assim por diante”, disse o cartógrafo Chris Wesson. “Mas o processo físico de confecção do mapa foi quase idêntico ao de um mapa da Terra ou de qualquer outro já feito pela OS.” Foi mapeada uma área de 10 milhões de km2 – ou cerca de 7% da superfície marciana.

Wesson diz que consegue imaginar um futuro astronauta usando uma cópia do mapa – talvez em uma versão digital – quando estiver explorando Marte.

‘Fascinante’

“Há grandes áreas que pareciam ser planas, mas na verdade são bem montanhosas e desniveladas. Essa foi a parte mais difícil do mapa: mostrar isso, mas sem perder sua proporção em relação a essas gigantescas crateras.”

A agência produziu o mapa a pedido de Peter Grindrod, da Universidade de Londres. Ele está ajudando a planejar o pouso do veículo European ExoMars, previsto para o início de 2019.

Grindod diz ter sempre admirado os mapas da OS por incluírem muita informação sem se tornarem complexos de mais para ler. “É maravilhoso ver o mesmo estudo aplicado a Marte, especialmente a uma região tão fascinante daquele planeta”, afirma Grindrod.

Fonte: Último Segundo/Ciência/BBC Brasil


Tags: , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários