Natal e Ano Novo com vôos atrasados nos aeroportos

Faltando pouco menos de uma semana para o Natal, o brasileiro tem problemas para realizar viagens nos aeroportos do país. Até às 18 horas, a Infraero registrava 40% (522) dos vôos atrasados e 3,1% (41) cancelados.

Os números contrariam a expectativa do novo presidente da companhia, Cleonilson Nicácio Silva. Na cerimônia de posse ele garantiu que a passagem deste fim de ano seria marcada pela tranqüilidade nos aeroportos com a implantação da operação “Feliz 2009”, em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Os principais aeroportos do País operam com elevados índices de atrasos. Em Cumbica (SP), o porcentual representa 45,4% (83) do total. Em Brasília, 70,4% (69) dos vôos estão atrasados. No Galeão, 58,2% (64) das decolagens não saíram no horário previsto. Em Congonhas (SP), o porcentual diminui um pouco, para 15,3% (22) do total. Em Santos Dumont (RJ), apenas 10,5% (4) não cumpriram o horário de partida.

Até às 18 horas, a empresa aérea com mais vôos atrasados era a Gol, com 247 decolagens (61,1% do total). Em números brutos, em seguida aparecem TAM, com 181 vôos (32,4% das embarcações da empresa no dia) e Varig, que atrasou 38 decolagens (44,2% do total). A companhia com mais vôos cancelados é a TAM. A empresa anulou 19 vôos.

Operação “Feliz 2009”

A Infraero deu início nesta sexta-feira (19) à Operação Feliz 2009, com o objetivo de evitar problemas nos principais aeroportos brasileiros durante a alta temporada de viagens no país. De acordo com a estatal, a intervenção foi criada pelo Ministério da Defesa em parceria com os principais órgãos e empresas de aviação civil para qualificar as operações e prevenir problemas.

Mesmo as atividades que não são de responsabilidade direta da Infraero terão o reforço de funcionários da empresa, como o acompanhamento da entrega das bagagens na esteira para sanar rapidamente eventuais problemas e o apoio nos balcões de check-in, para que não fiquem ociosos ou formem longas filas.

Entre as ações essenciais realizadas pela Infraero estão a manutenção de escadas rolantes, elevadores e esteiras de bagagem e o reforço na limpeza dos terminais, das salas de embarque e desembarque e dos banheiros. Os canais de inspeção das bagagens terão atenção redobrada para não provocar filas, segundo a assessoria da empresa.

A Infraero informou ainda que os passageiros precisam estar atentos às novas regras de aviso sonoro. Desde novembro, as chamadas para os vôos são feitas apenas nas salas de embarque e não mais no saguão do aeroporto. A mudança busca reduzir o número de chamadas por vôos e permitir o uso do sistema por diversas companhias em um menor espaço de tempo.


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