Carro-bomba explode numa Universidade na Espanha

Um carro-bomba explodiu hoje no estacionamento da Universidade de Navarra, na cidade espanhola de Pamplona. Segundo informações preliminares, pelo menos 17 pessoas estavam nas imediações do local da explosão e se feriram.

Segundo o jornal “El País”, apesar de a Delegação do Governo de Navarra ter afirmado inicialmente que não houve nenhum aviso antes da detonação do carro-bomba, fontes do mesmo departamento declararam depois que foi feito um comunicado anônimo em nome do grupo separatista basco ETA por meio de um telefonema, por volta das 9h50 (hora local), a uma concessionária de estradas de Álava. O informante dizia que havia sido colocado um explosivo em um “campus da universidade” que iria ser detonado uma hora mais tarde. Não teria sido especificado, no entanto, em que universidade.

O veículo explodiu por volta de 11h (horário local) no parque de estacionamento junto ao edifício central da universidade e próximo da Biblioteca e da Faculdade de Comunicação, que foram desalojados. Segundo testemunhas, o estrondo foi ouvido em todo o campus.

A primeira ação terrorista contra a universidade ocorreu em 4 de outubro de 1979 e teve como alvo os escritórios da Editora Universitária da Opus Dei e Barañain, próximo a Pamplona. Este atentado foi cometido por membros do comando Arizta.

Os feridos, a maioria vítima dos estilhaços dos vidros dos carros, foram transportados para diversos hospitais na zona. Quinze foram levados para a Clínica Universitária, um para o Hospital de Navarra e outro para o hospital Virgem del Caminho.


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários