Tufão atinge costa da Coreia do Sul deixando ao menos 5 mortos

resgate-barco-de-pesca-tufao-coreia-do-sul

Um tufão com ventos de até 170 km/h assolou a costa oeste da Coreia do Sul, nesta terça-feira (28), e matou cinco pessoas que estavam em dois barcos pesqueiros chineses que viraram no mar. Outras 10 pessoas estão desaparecidas.

O tufão Bolaven atingiu a costa antes de chegar ao continente na já alagada Coreia do Norte, país que enfrenta dificuldades graves para alimentar seus 24 milhões de habitantes.

Um segundo tufão estava seguindo um trajeto semelhante nesta terça e deve atingir a península coreana nesta semana.

A guarda costeira resgatou 18 pescadores sobreviventes dos barcos chineses que viraram perto da ilha de Jeju, ao sul, e os cinco corpos, de acordo com os serviços de emergência.

A tempestade derrubou a energia de quase 200 mil casas na Coreia do Sul e arrancou telhados, mas houve bem menos danos do que o temido inicialmente.

A China alertou sobre possíveis alagamentos nos próximos dias, que podem atingir a produção de milho e soja em partes das três províncias do norte do país.

Escolas foram fechadas nesta terça na capital sul-coreana, Seul, e no sul, mas os mercados financeiro, industrial e as instalação de energia e os serviços do governo operaram normalmente.

Centenas de voos domésticos e internacionais foram cancelados.

De acordo com o serviço meteorológico da Coreia do Sul, a tempestade atingiu a parte sul da costa oeste da Coreia do Norte, perto da região produtora de alimentos ao redor da capital Pyongyang.

A reclusa Coreia do Norte, que sofre falta de alimentos mesmo nos anos com boa safra, disse que as chuvas fortes em julho e agosto inundaram áreas produtoras e provocaram deslizamentos, matando centenas de pessoas e deixando famílias desabrigadas.

Além disso, as autoridades sul-coreanas reiteraram às administrações locais a necessidade de tomarem todas as medidas de prevenção e se prepararem para o pior cenário possível por se tratar de um tufão “extremamente forte”.

fonte: G1


Tags: , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários