Tomate orgânico pode conter mais antioxidantes do que o normal

113253788

Uma alimentação saudável pressupõe que você coma salada com frequência, mas como ficar livre do excesso de agrotóxicos presentes em legumes e verduras? Famosos pela produção sem aditivos químicos, os alimentos orgânicos parecem também agregar benefícios à saúde.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Barcelona, tomates cultivados sem pesticidas possuem níveis elevados de antioxidantes quando comparados a versão tradicional.

De uma maneira geral, os tomates são ricos em polifenóis, antioxidantes que agem contra os danos causados pelos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e prevenindo doenças generativas.

Estudos recentes sugerem que a substância poderia ajudar a deter a propagação de certos tipos de câncer, além de proteger o organismo de doenças crônicas, como a artrite, e problemas cardíacos, graças a propriedades anti-inflamatórias e anticoagulantes.

Alimento cultivado com agrotóxico teria menos benefícios à saúde
Nos tomates orgânicos, a concentração dos polifenóis seria maior do que nos mesmos legumes cultivados com excesso de aditivos químicos.

A descoberta contraria as determinações da agência inglesa de saúde alimentar, que dizia não ter encontrado diferenças nos benefícios para a saúde entre os tomates que recebiam ou não agrotóxicos.

De acordo com os cientistas, a agricultura orgânica não utiliza fertilizantes nitrogenado, como consequência, as mudas respondem ativando seus próprios mecanismos de defesa, aumentando os níveis de todos os antioxidantes encontrados na sua composição.

Segundo a equipe, quanto mais estresse a planta sofre, mais produz antioxidantes naturais, benéficos ao nosso organismo.

Alimento possui 34 substâncias benéficas
No novo estudo, os cientistas encontraram 34 diferentes compostos benéficos presentes nos tomates, cultivados com ou sem agrotóxicos, muito além do que se poderia ser extraído de um suplemento alimentar.

Os orgânicos ainda apresentaram taxas elevadas de polifenóis, quando comparados aos legumes cultivados com agrotóxicos.

fonte: Renata Demôro


Tags: , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários