Faróis de xenônio(xenon) são proibidos pelo CONTRAN

Os faróis de xenônio, um acessório instalado em milhares de veículos no Brasil está com os dias contados. Polêmico, o farol de xenônio entrou na mira do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que editou uma série de medidas para evitar que a guerra de luzes se transforme em acidentes. A partir de 1° de janeiro de 2009, serão exigidos equipamentos sofisticados para circular com este tipo de farol.

A resolução 294 do Contran diz que só poderão rodar com faróis de xenônio carros que tiverem um sistema que regula a altura das lâmpadas quando há desníveis na pista ou sobrecarga no porta-malas. Este equipamento impede que o facho do farol suba e ofusque outros motoristas.

Também passam a ser obrigatórios os limpadores de farol, para que uma sujeira não mude a direção do facho de luz. Estas tecnologias vem instaladas de fábrica em carros luxuosos, mas não estão nos kits de adaptação vendidos no Brasil. Por isso, na prática, quem instalou os faróis de xenônio depois de comprar o carro, vai ter que tirá-los.

Segundo o Contran, o desrespeito à norma é considerado infração grave, que prevê multa de R$ 127 e retenção do veículo.

Kits custam menos de R$ 300

Os faróis de gás xenônio, ou xenon, que desembarcaram no Brasil em carros importados, viraram febre com a venda de kits trazidos da China. Até motos são equipadas com faróis de xenônio. São dois reatores e duas lâmpadas que custavam R$ 1.800 há dois anos hoje saem por menos de R$ 300.

“A vantagem é que o farol de xenônio ilumina três vezes mais e consome 40% menos de bateria do que uma lâmpada comum”, diz o comerciante Cayê Ribeiro.

Testes feitos neste laboratório mostram que a lâmpada branca comum e o farol xênon original de fábrica emitem um facho de luz bem definido – o que não acontece com o kit xenon colocado depois nos carros.

“Com o xenônio você sente uma cegueira momentânea e pode ter uma colisão”, indica o físico Carlos Takata.

O problema é a substituição de lâmpadas. O corpo do farol original é desenvolvido para um tipo específico de lâmpada. A de xênon exige um projeto calculado para ela – e kit nenhum oferece isso.


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