Com 94% dos votos apurados, Putin tem 64% dos votos na Rússia

putin

O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, tem 64,59% dos votos nas eleições presidenciais deste domingo (4), segundo parcial da Comissão Eleitoral Central.

O total de 90,41% dos votos foram apurados, o que representa 39 milhões de pessoas. Os resultados oficiais da eleição são aguardados para segunda-feira (5).

Putin chorou ao se dirigir à multidão de apoiadores que foi às ruas de Moscou para celebrar as primeiras indicações de sua vitória em primeiro turno no pleito.

“Eu prometi que podíamos vencer. Nós vencemos. Glória à Rússia”, disse, com lágrimas no rosto após os primeiros resultados parciais da comissão eleitoral e de pesquisas de boca de urna.

Resultados parciais anteriores tinham indicado 61,97%, depois 63,42% e, na terceira parcial, 64,39% dos votos para Putin.

O líder do partido comunista, Guennadi Ziugánov, continua em em 2º lugar, com 17,07%. Já o milionário Mijaíl Prójorov tem 7,18% e é seguido pelo ultranacionalista Vladímir Yirinovski, com 6,29%. Em último, aparece o antigo presindente do senado, Serguéi Mirónov.

Antes da divulgação das parciais, pesquisas de boca de urna já haviam indicado um resultado similar, com Putin se elegendo para um mandato de seis anos na Rússia. Ele já era apontado como o franco favorito.

O Centro de Pesquisa em Opinião Russo (VTsIOM) indicou que Putin teve 58,3% dos votos, o que garante sua vitória sem a necessidade de um segundo turno.

Outra pesquisa, feita pela Fundação da Opinião Pública (FOM) indicou 59,3% dos votos para o premiê e ex-presidente.

A polícia informou em um comunicado que cerca de 110 mil pessoas se aglomeraram perto do Kremlin, em Moscou, para manifestar apoio a Vladimir Putin, pouco após as primeiras confirmações de que ele deve ser eleito.

A agência de observação eleitoral independente Golos disse que recebeu registros de prática da chamada “votação carrossel”, em que ônibus levam eleitores para depositar seus votos mais de uma vez em diferentes postos. Um vídeo feito em uma sessão do Cáucaso russo teria registrado práticas irregulares.

O site da Golos recebeu mais de mil reclamações de irregularidades, incluindo de listas de votantes com validade questionável e de câmeras fora de funcionamento em postos de votação.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, e quatro dos cinco candidatos que aspiram à presidência russa, Vladimir Putin, Vladimir Yirinovksi, Gennady Ziuganov e Mikhail Prokhorov, votaram neste domingo nas eleições presidenciais que se realizam no país.

Jirinovski, candidato pelo Partido Liberal Democrático da Rússia (PLDR), criticou as cabines de votação nas quais os eleitores recheiam suas cédulas, segundo a agência Interfax.

Reclamações
O candidato comunista Guenadi Ziuganov considerou que a eleição presidencial russa deste domingo foi “um roubo”, enquanto Vladimir Rijkov, um dos organizadores das manifestações opositoras de dezembro, afirmou que não pode ser considerada “legítima”.

A eleição foi “um roubo, absolutamente desonesta e indigna”, segundo Ziuganov.

“Não reconhecemos estas eleições”, acrescentou Ziuganov, segundo declarações transmitidas pela televisão.

Para Rijkov, “estas eleições não podem ser consideradas legítimas”.

12 anos
Em contrapartida às acusações, Putin expressou confiança ao se dirigir ao público que lotou a praça junto ao Kremlin. “Tivemos vitória em uma batalha aberta e honesta”, afirmou.

Pesquisas preliminares já apontavam que Putin podia conquistar o cargo ainda no primeiro turno, com cerca de 60% dos votos.

Se confirmado, o ex-agente da KGB (polícia secreta russa) terá completado quase 12 anos de predomínio na política local.

Depois de dois mandados de quatro anos como presidente, em 2000 e 2004, Putin conseguiu eleger o atual presidente e aliado, Dimitri Medvedev –como no Brasil, a lei eleitoral não permite um terceiro mandato consecutivo.

Tornou-se então primeiro-ministro, mas a percepção geral é de que continuou sendo o político mais poderoso do país.

fonte: G1


Tags: , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários