Após derrota do Flamengo para o Ceará, nordestinos viram alvo de preconceito no Twitter

amanda-regis-preconceito-conra-nordestinos

A frustração de uma torcedora pela desclassificação do Flamengo na Copa do Brasil desencadeou uma série de comentários preconceituosos contra nordestinos no Twitter e gerou uma repercussão ainda maior nesta quinta-feira (12).

A reação fez o assunto #orgulhodesernordestino emplacar entre os tópicos mais comentados do microblog no Brasil e mundialmente.

A mensagem preconceituosa que gerou tamanha reação foi postada pela internauta conhecida apenas como Amanda Régis (@_AmandaRegis), na quarta-feira (11) à noite, durante a partida Flamengo x Ceará. Revoltada com o empate por 2 a 2 – que tirou o time carioca da disputa na Copa do Brasil – ela escreveu: “esses nordestinos pardos, bugres, indios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça“.

Em resposta, tuiteiros passaram a escrever a mensagem #orgulhodesernordestino. A hashtag alcançou as listas dos assuntos mais comentados no país e trouxe à tona um dos primeiros casos explícitos de preconceito contra a região no Twitter, o da internauta Mayara Petruso.

Em novembro do ano passado, frente à vitória de Dilma Rousseff nas eleições presenciais, a internauta postou: “Nordestino não é gente, faça um favor a Sp, mate um nordestino afogado“.

Na época, a ONG SaferNet encaminhou ao Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo uma notícia-crime com a relação de 1.037 perfis de usuários do Twitter que teriam postado mensagens contra nordestinos.

A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco pediu que a autora das mensagens responda pelos crimes de racismo e de incitação pública ao crime de homicídio.

O Nordeste voltou a ser alvo de críticas em fevereiro deste ano, depois de um apagão que atingiu quase todos os estados da região.

Para combater esse tipo de discriminação e outros crimes que ferem os direitos humanos na internet, a Polícia Federal disponibiliza um site por onde internautas podem fazer denúncias.

Para denunciar, basta acessar: http://denuncia.pf.gov.br/.

fonte: Karoline Zilah


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • WILSON LUIS disse:

    EU TENHO ORGULHO DE SER NORDESTINO
    AQUI TEM MUITA GENTE BONITA UM POVO
    HOSPITALERIO AS MAIS BELAS PRAIAS DO BRASIL
    EXEMPLO DE PIPA E FERNANDO DE NORONHA
    MUITA GENTE FAMOSA COMO CHICO ANYSIO RENATO ARAGAO
    IVETE SANGALO GILBERTO GIL TOM CAVALCANTE
    O EX-PRESIDENTE LULA E TANTOS OUTROS

Trackbacks



Últimos Comentários