OMC terá reunião ministerial em dezembro

A Organização Mundial do Comércio (OMC) espera fazer uma reunião ministerial no mês que vem para buscar um desfecho para a rodada de Doha, depois dos pedidos dos líderes do G-20 e da Apec para que o órgão garanta um acordo, disseram diplomatas no domingo.

– Acho que há uma probabilidade bastante grande – disse o embaixador norte-americano na OMC, Peter Allgeier, a jornalistas, quando perguntado sobre a probabilidade dos ministros serem convidados a comparecer em Genebra em dezembro.

Ainda não foi definida uma data para a reunião, disseram autoridades depois do encontro de cerca de 30 embaixadores na sede da OMC. Mas os diplomatas disseram esperar que a cúpula ocorra no meio do mês.

– A janela que temos não é muito grande – afirmou uma das autoridades.

No fim de semana passado, a cúpula do G-20 sobre a crise financeira pediu que a rodada de Doha seja completada até o fim de 2008, para que o protecionismo seja eliminado e a confiança nos negócios, aumentada.

Além disso, os 21 membros do fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec) – que inclui Estados Unidos, China, Japão e Austrália – disseram em um comunicado divulgado no sábado que estão comprometidos com o alcance de um acordo básico em conversas sobre produtos industrializados e agrícolas, no mês que vem.

“Nós direcionamos nossos ministros para se encontrarem em Genebra no mês de dezembro para atingir este objetivo”, disseram.

“Nós e nossos ministros estamos intensificando nosso compromisso com os colegas da OMC para criar a convergência necessária para atingir este resultado”, acrescentaram.


Tags: , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários