Candidatos com registro indeferido pela Ficha Limpa terão votos anulados em SP

eleicao

Os candidatos que tiveram o registro de candidatura indeferido, inclusive os barrados pela Ficha Limpa, e apresentaram recurso mas ainda aguardam julgamento terão os votos considerados como nulos nas eleições, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo.

Entre os candidatos que não terão o número de votos divulgados no domingo estão Paulo Maluf e Beto Mansur, ambos do PP. Apesar de o TRE sempre ter considerado como nulos os votos para candidatos cujo registro fora indeferido ou estava sub judice, neste ano a Lei da Ficha Limpa aumenta este grupo.

O TRE indeferiu 400 candidaturas neste ano, sendo 39 pela Lei da Ficha Limpa. O TRE de São Paulo foi o que mais barrou candidaturas com base na nova legislação.

Os votos que esses candidatos receberem não aparecerão na divulgação dos resultados do TSE. De acordo com o TRE, porém, os números estarão disponíveis no site Tribunal na segunda-feira (04).

No futuro, se houver mudanças na situação do candidato após o julgamento dos recursos (o que pode levar anos), os votos serão validados e haverá uma nova totalização dos resultados daquela eleição, o que pode causar alteração nos dados já divulgados.

BARRADOS
A nova legislação, aprovada em junho, considera “fichas-sujas” os candidatos condenados por órgãos colegiados da Justiça, como os TJs (Tribunais de Justiça) estaduais, ou tribunais de contas, entre outras situações.

Segundo especialistas ouvidos pela Folha, a tendência é de que o número de barrados com base na Lei da Ficha Limpa aumente no TSE, uma vez que essa corte já manifestou uma posição mais rigorosa de aplicação da lei que muitos TREs do país.

fonte: Folha.com


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários