Nova edição do Aurélio traz vocabulário da internet

aurelio-5-edicao

A 5ª edição do Dicionário Aurélio traz palavras do cotidiano da internet como tuitar, fotolog e pop-up. Além de outros estrangeirismos já exaustivamente usados nas falas dos brasileiros. As novidades saem no dicionário publicado justamente no ano em que Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, importante estudioso da língua portuguesa e primeiro autor do índice de verbetes, completaria 100 anos se fosse vivo.

A obra publicada pela editora Positivo é 6% maior que a última edição, cerca de 6.000 palavras a mais. São milhares de novos verbetes e locuções. Há também uma lista com as três mil palavras mais utilizadas na escrita contemporânea. Entre o novos vocábulos estão palavras estrangeiras como ecobag, nerd, petit gâteau, pop-up e bollywoodiano além de muitos outros, principalmente, das áreas de informática, biologia, botânica e genética.

Na nova edição o projeto gráfico foi reformulado. De acordo com a editora a consulta está mais fácil com o novo design. Além disso, cada capítulo traz fotos e trechos da biografia do autor centenário.

O uso das abonações – frases que servem para demonstrar o significado exato de uma palavra ou locução – também foi ampliado. No novo Aurélio, além das clássicas citações utilizadas em edições anteriores, trechos de novas obras da literatura nacional e internacional foram incorporadas. Elas demonstram como as palavras são utilizadas no discurso real da nossa língua.

A 5ª Edição do Dicionário Aurélio estava sendo preparada desde 2004. A coordenação foi de Marina Baird Ferreira – viúva de Aurélio Buarque de Holanda – e também de Margarida dos Anjos – assistente do autor por mais de quatro décadas –, além de uma equipe de estudiosos da língua. A editora quer que o dicionário continue cumprindo o que vem fazendo desde sua primeira edição em 1975: eliminar dúvidas quanto à definição, uso e grafia das palavras.

fonte: R7


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários