Oracle processa Google acusando de quebra de patentes do Java no desenvolvimento do Android

A empresa de software e banco de dados Oracle entrou com um processo contra o Google por infração de patentes e direitos autorais no sistema operacional Android para celulares, smartphones e outros dispositivos móveis.

oracle

Conforme informou a empresa, em um comunicado, na quinta-feira, o processo envolve o uso indevido da tecnologia Java em telefones móveis.

Usada como base na criação de aplicativos para desktops, sites e celulares, a tecnologia Java passou para o domínio da Oracle após a aquisição da Sun Microsystems, no ano passado, e tornou-se uma marca registrada da empresa.

Por meio do processo, a Oracle busca uma medida cautelar para impedir o Google de distribuir e continuar desenvolvendo seu sistema operacional, além de uma compensação financeira em caso de infração.

“No desenvolvimento do Android, o Google violou conscientemente, de forma direta e repetidamente a propriedade intelectual relacionada ao Java, da Oracle. Esta ação visa sanções adequadas à sua violação”, disse a porta-voz da Oracle, Karen Tillman, no comunicado.

No segundo trimestre, o sistema Android passou a ser o terceiro mais usado em smartphones no mundo, com 17,2% de participação entre os 21,6 milhões de aparelhos vendidos entre abril e junho. Com o resultado, o sistema do Google ultrapassou o iOS da Apple, de acordo com a consultoria Gartner. O Google informa que atualmente são vendidos 200 mil aparelhos com seu sistema operacional por dia.

No processo iniciado em uma corte da Califórnia, nos Estados Unidos, a Oracle argumenta que o Android quebra uma ou mais partes de sete patentes ligadas à linguagem Java e que a companhia de internet tem conhecimento das infrações, especialmente por ter contratado ex-engenheiros da Sun.

Fonte:oglobo


Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários