MEC informa que mais de 40% faltaram o ENEM

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informaram neste domingo que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu com tranquilidade em todo o País. Os órgãos anunciaram que o índice de abstenção, que ficou em torno de 40,6% nos dois dias, foi um recorde de ausência de estudantes.

enem tem alto indice de abstenção

Segundo o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, o balanço desta edição foi positivo mesmo depois dos problemas que aconteceram em outubro, com o adiamento das provas. “Tudo ocorreu com tranquilidade. Esse ano, até os problemas normais foram menores do que no ano anterior. Apesar dos incômodos de outubro, a realização da prova com 2,6 milhões de alunos mostra a força e a importância desse exame”, avaliou.

Para Fernandes, o índice de abstenção se deveu principalmente à distância de quase cinco meses entre o período de inscrição e a aplicação das provas. “O adiamento do exame deve ter tido impacto na abstenção. Nos anos anteriores, ela oscilou entre 25 e 30%, mas nunca o período que separa a inscrição da aplicação do exame havia sido tão longo”, disse.

Ele ressaltou também que o Ministério e o Inep superaram os problemas de organização provocado pelo adiamento do Enem. “Apesar de tudo que enfrentamos, o Enem se consolida como a grande avaliação do ensino médio brasileiro”, acrescentou.

Reynaldo Fernandes lamentou ainda que, com o adiamento da data das provas, algumas universidades tenham recusado a utilizar a nota do Enem como resultado para o vestibular. “Instituições importantes como USP, Unicamp, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e PUC ficaram impossibilitadas de utilizar a nota por força do seu calendário, diminuindo o estímulo dos alunos para fazer a prova”.

Fonte:terra


Tags: , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários



Últimos Comentários