Carros de polícia no Rio de Janeiro terão câmeras de vídeo e áudio

Os veículos que servem às áreas de Segurança Pública e Defesa Civil devem ser monitorados por câmeras de vídeo e áudio no Rio. A Alerj (Assembleia Legislativa do Rio) aprovou nesta quarta-feira, em segunda discussão, a proposta do deputado Gilberto Palmares (PT), que poderá obrigar a instalação dos equipamentos nos carros de policiais e bombeiros da cidade.

carros de policia com camera

De acordo com Palmares, o projeto encarrega o Poder Executivo de instalar os equipamentos nos veículos que vierem a ser adquiridos. Nos já existentes, a instalação poderá ser feita de forma gradativa. A intenção, segundo o deputado, é ter um instrumento de monitoramento das ações dos policiais e bombeiros, e, assim, evitar possíveis abusos de poder.

“Caso aja mal, a polícia, por deter o monopólio estatal da violência legítima, é capaz de causar danos graves e irreparáveis, como o espancamento e a tortura de investigados, a falsa incriminação e o homicídio disfarçado de ato em legítima defesa. Isso gera a falta da confiança da população. Por esses motivos, as polícias devem, mais do que outras instituições públicas, ser submetidas a rígido controle”, afirmou em nota o parlamentar.

Segundo o texto da proposta, as câmeras ou microcâmeras deverão estar integradas ao sistema de comunicação central dos órgãos de Segurança Pública e Defesa Civil. As imagens deverão ser arquivadas por, no mínimo, dois anos.

A proposta, agora, segue para sanção do governador Sérgio Cabral (PMDB).

Fonte:folha


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • Zezão disse:

    Esta idéia era para ser aprovada à muito tempo. Qual deve ser o interesse dos ocupantes das viaturas em reprimir tal projeto? Apenas a banda podre é que deve ter desaprovado, pois quantas acusações as vezes até injusta sofrem os policiais. Com esta aplicação das câmeras os bons policias serão absorvidos na hora. Que seja feita a justiça.

  • christian disse:

    acho que o custo e alto mas necessario e ja deveria estar em pratica a muito tempo,o governo tambem tem um custo muito alto com o pessoal, quero dizer o luxo de votar o valor do seu propio salario e suas propias mordomias , diferenciando-se assim da realidade da sociedade que esta doente e cançada.acho que monitorar a nossa policia e o trabalho dela e ecencial para curar estes problemas ,de roubos, negrigencis ,convivencia com trafico ,execuçoese e toda esta tristeza que vemos a todos os dias.

  • adolfo bernardino disse:

    Cade os pscologo que faz os exame , até agora nimguen fala nada?



Últimos Comentários