Secretaria de Saúde suspende cirurgias eletivas pelo SUS

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul suspendeu temporariamente as cirurgias e internações eletivas (quando não há emergência) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria com a determinação foi assinada pelo secretário Osmar Terra na sexta-feira e divulgada hoje. A medida também foi recomendada para os hospitais privados do Estado.

sus

Segundo o secretário, a recomendação para todos os hospitais foi feita para aumentar a oferta de leitos nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), por causa do aumento de doenças respiratórias. Terra afirmou que a medida é comum nos invernos e não está ligada somente aos casos de gripe suína.

“Estamos propondo a suspensão das cirurgias (eletivas) tanto no SUS quanto nos hospitais privados temporariamente, para poder expandir o atendimento de UTI para pacientes com doenças respiratórias. Não é uma novidade, sempre tem uma sobrecarga desses atendimentos no inverno”, disse o secretário.

A gripe suína não provocou aumento significativo nas internações no Estado em comparação com o inverno de 2008, de acordo com o secretário. As internações na UTI aumentaram cerca de 10%. Mas, de acordo com Terra, não se tratam apenas de pacientes infectados com o vírus H1N1. “Por exemplo, estamos com outra epidemia que é de bronquiolite em crianças, que também exige uma demanda de leitos”.

Na portaria, Terra determinou a abertura extraordinária de leitos de UTIs adulto, neonatal e pediátrico, além dos já habilitados emergencialmente. O documento também prevê que todos os equipamentos para leitos de UTI disponibilizados pelo Estado devem ser colocados em funcionamento.

Fonte:terra


Tags: , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários