Orquestra Sinfônica formada através do Youtube faz sua primeira apresentação

Formada por cerca de 90 músicos recrutados ao redor do mundo pela internet, a Orquestra Sinfônica do YouTube finalmente teve sua estreia física, na noite de quarta-feira, no Carnegie Hall, em Nova York. Entre os músicos selecionados para a orquestra, há duas brasileiras: a violoncelista Larissa F. Mattos e uma violinista que atende pela alcunha de 60K4E. Regida pelo maestro Michael Tilson Thomas, a orquestra executou obras de Bach, Gabrieli, Mozart, Brahms, John Cage e do brasileiro Villa-Lobos.

orquestra youtube

A seleção para a formação do grupo foi feita, logicamente, pela internet. Mais de três mil vídeos foram enviados por candidatos, amadores e profissionais, de 70 países diferentes. Destes, 200 foram pré-selecionados por um júri. Uma votação entre internautas definiu a formação final da orquestra.

– Bem-vindos ao encontro de dois mundos diferentes: o mundo do tempo real e o mundo online – disse o maestro Michael Tilson Thomas, no início do concerto.

A proposta da Orquestra Sinfônica do YouTube era, além de incentivar a música clássica, unir performances individuais numa sinfonia global. O chinês Tan Dun, autor de trilhas de filmes como “O tigre e o dragão”, compôs a música “Eroica”, especificamente para este objetivo. A música, evidentemente, entrou no programa da estreia em carne e osso da orquestra, que teve apenas três dias de ensaio conjunto para a apresentação em Nova York. Até então, os membros da orquestra ensaiaram em suas casas, individualmente.

Fonte:oglobo


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários