A importância da leitura na vida do ser humano
As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, isso resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.
Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos, através da leitura rotineira tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler, talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.
Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem, é a leitura que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.
Há entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. Como afirma Daniel Pennac, “o verbo ler não suporta o imperativo”. Quando transformada em obrigação, a leitura se resume a simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, Pennac prescreve alguns direitos do leitor, como o de escolher o que quer ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de não ler. Respeitados esses direitos, o leitor, da mesma forma, passa a respeitar e valorizar a leitura. Está criado, então, um vínculo indissociável. A leitura passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor da qual ele, por sua vez, não deseja desprender-se.
Com informações:brasilescola, colegiosantamaria
Postagens relacionadas:
- Viver a vida: Marcos dará beijo em Soraia Marcos (José Mayer) não tem jeito mesmo. O empresário...
- Saga Crepúsculo: “A breve segunda vida de Bree Tanner” está disponível de graça na internet Até pouco tempo, se você perguntasse a um fã...
- Viver a Vida: Helena e Dora ficarão grávidas de Marcos Elas já se tornaram rivais em “Viver a vida”,...
Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.
Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo
Enviar postagem por email


(15 votos, média: 4.53 de 5)
fevereiro 3rd, 2009 at 0:52
A importância da leitura na vida do ser humano…
As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado…
fevereiro 3rd, 2009 at 0:54
A importância da leitura na vida do ser humano…
As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado…
maio 20th, 2009 at 11:34
gosta de ler, bem, entao vai gostar do skoob.com.br a rede relacionamento de livros, o mundo nao está perdido. =)
junho 23rd, 2009 at 20:24
Gostaria de utilizar uma citação do texto acima em um trabalho de aula meu, mas não encontro o nome do autor !
setembro 3rd, 2009 at 16:45
ADORO LER!!!
outubro 4th, 2009 at 16:18
odeio ler…hehehe
ronaldoooooo
outubro 12th, 2009 at 17:23
Amei esse texto ,gosto de ler ,mas vou gostar ainda mais.
esse texto me insentivou a me importar masi com a leitura muito
abrigado parabéns mesmo pela a qualidede e a leveza do texto.
beijos
outubro 16th, 2009 at 8:21
[...] entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. Como afirma Daniel Pennac, “o verbo ler não suporta o imperativo”. Quando transformada em [...]
novembro 23rd, 2009 at 16:53
num gostei ! nao era a pesquisa que eu estava esperando @!!!!!!!!!!!!!! esperava coisas muito melhores e mais interessantes !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
dezembro 29th, 2009 at 16:36
gostei do texto pode nos ajudar em diversos projetos escolares………………
fevereiro 28th, 2010 at 22:48
gostei muito do texto porque traz conhecimentos importantes
março 2nd, 2010 at 20:54
gosto demais de ler; queria que todos entendesse a importância da leitura para anossa a vida.
março 4th, 2010 at 14:01
gostei muito desse texto pois fala como os jovens hoje em dia estão se desinteressando pela leitura
que é tão importante em nossas vidas
março 4th, 2010 at 16:38
gostei muito de visitar seu blog, é bastante interessante, pois fiquei por dentro de varias coisas que eu não sabia.
pretendo visitar mais vezes, continue assim pois assim havera bastante pessoa visitando seu blog.bjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjos.
março 18th, 2010 at 19:44
não consigo conceber o mundo sem leitura.
abril 14th, 2010 at 20:14
eu achei muito interessante por que as pessoas tem que se dedicar a leitura
abril 15th, 2010 at 17:45
infelizmente n curto le! flw
abril 26th, 2010 at 13:17
eu tenho prequisa de lerkkkkkkkkkk
maio 2nd, 2010 at 10:59
eu nao gosto de ler eu odeio
julho 7th, 2010 at 15:05
odieiii o site é uma bosta até parece que eu vou gostar de ler alias meu portug é lindo e ninguem me correge ! POW NANOW