Irregularidades nas universidades impedem o ingresso de novos alunos

O Ministério da Educação determinou ontem a suspensão do ingresso de novos alunos em dois cursos de medicina e cortou vagas do 1º ano de mais um. A Unimes (Universidade Metropolitana de Santos) não poderá atender a 30 dos 80 alunos aprovados. A Universidade Severino Sombra, em Vassouras (RJ), e o Centro de Ensino Superior de Valença (RJ) não poderão ter nenhum novo aluno.

universitarios

As três instituições atingidas dizem já ter realizado seus processos seletivos, em cada um dos quais foram aprovados 80 alunos. Segundo o governo, porém, elas não têm condições para receber os estudantes. As medidas foram tomadas após a avaliação de especialistas nomeados pelo MEC. Entre os problemas apontados pelo ministério estão infraestrutura deficiente e corpo docente pouco qualificado.

Além disso, são citadas disciplinas em desacordo com o que é exigido nas diretrizes curriculares nacionais: “enfoque na atenção especializada e no ensino hospitalocêntrico” na Unimes, “corpo clínico centrado em especialidades, contrariando a diretriz nacional de formação generalista” no Centro de Ensino Superior de Valença e “ênfase excessiva em disciplinas básicas e redução de carga horária de disciplinas clínicas” na Severino Sombra.

De acordo com Maria Paula Dallari Bucci, secretária de Ensino Superior do MEC, as deficiências mais graves terão de ser sanadas em até seis meses. Caso isso ocorra antes, os cursos poderão receber mais alunos, desde que tenham autorização do governo. Se a instituição não cumprir o que foi determinado no prazo, o curso poderá ser descredenciado.

Fonte:cidadeverde


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários