Israel quer um ano e meio de cessar-fogo na faixa de Gaza

Israel propôs aos mediadores egípcios um cessar-fogo de 18 meses com o Hamas, mas o grupo islâmico que controla Gaza quer um cessar-fogo de um ano, informou uma autoridade do Hamas no domingo.

tropas israelenses

“O Hamas ouviu a proposta apresentada por Amos Gilad (autoridade do Ministério da Defesa israelense), de um cessar-fogo de um ano e meio, mas o Hamas apresentou uma contraproposta de somente um ano”, disse Ayman Taha a repórteres no Cairo, depois de conversar com autoridades de inteligência do Egito.

Taha reiterou os pedidos do grupo pelo fim do bloqueio imposto na Faixa de Gaza, região pobre e devastada, por Israel e pelo Egito.

“O grupo (Hamas) pediu a suspensão completa do bloqueio e a abertura de todas os postos de controle”, disse Taha.

O Hamas propôs aos mediadores egípcios que monitores turcos e europeus estejam presentes nos postos de controle, mas rejeitou a presença de monitores israelenses, dizendo que o monitoramento feito por Israel “é grande parte do problema”, de acordo com Taha.

Perguntado se as forças do presidente palestino, Amhmoud Abbas, estariam presentes nas fronteiras, Taha disse: “É o Hamas que controla Gaza”.

O Hamas tomou o controle da Faixa de Gaza, que pertencia ao Fatah, em disputas no ano de 2007.

Fonte:uol


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários