Papa comenta e adverte sobre isolamento na internet

O papa Bento XVI advertiu nesta sexta-feira os jovens católicos sobre o risco de “isolamento” quando o “desejo de conexão virtual se torna obsessivo”, durante seu discurso na 43º Jornada das Comunicações Sociais no Vaticano.

papa bento xvi

– Seria triste se o nosso desejo de ter e desenvolver amizades on-line fosse realizado em detrimento da disponibilidade para com a família, para com os vizinhos e aqueles que encontramos na realidade de cada dia, no local de trabalho, na escola, no tempo livre – afirmou o Papa em seu primeiro discurso divulgado no portal YouTube.

Segundo o Pontífice, “quando o desejo de conexão virtual se torna obsessivo, a consequência é que a pessoa se isola, interrompendo a real interação social”.

– Isso acaba por perturbar também o modelo de repouso, de silêncio e de reflexão necessários para um desenvolvimento humano sadio – ressaltou Bento XVI.

O Pontífice reservou uma mensagem especial aos jovens católicos que utilizam a internet, a quem pediu um esforço para “evangelizar” a rede.

– Sintam-se empenhados em introduzir na cultura desse novo ambiente comunicativo e informativo os valores sobre os quais se apoiam as suas vidas – disse o Papa aos jovens.

Bento XVI explicou que, como na Antiguidade, quando “a evangelização, para ser frutífera, exigiu a atenta compreensão da cultura e dos costumes daqueles povos pagãos no propósito de tocar-lhes as mentes e os corações, assim agora o anúncio de Cristo no mundo das novas tecnologias supõe um conhecimento aprofundado para a utilização adequada” dos meios.

– Para vocês jovens, que quase espontaneamente se encontram em sintonia com esses novos meios de comunicação, é reservada a tarefa da evangelização deste continente digital – apontou.

O Papa fez questão de apontar também os aspectos positivos das novas tecnologias e possibilidade de sua utilização para “promover a solidariedade”.

– É gratificante ver o surgimento de novas redes digitais que buscam promover a solidariedade humana, a paz e justiça, os direitos humanos e o respeito pela vida e pelo bem da criação – indicou. – Estas redes podem facilitar formas de cooperação entre povos de diferentes contextos geográficos e culturais, permitindo a eles de aprofundar a comum humanidade e o sentido de corresponsabilidade para o bem de todos.

Bento XVI pediu à Humanidade que se preocupe “em fazer com que o mundo digital, onde tais redes podem ser estabelecidas, seja um mundo realmente acessível a todos”.

– Seria um grave dano para o futuro da Humanidade se os novos instrumentos da comunicação, que permitem compartilhar conhecimento e informações de maneira mais rápida e eficaz, não forem acessíveis para aqueles que já são economicamente e socialmente marginalizados ou se contribuírem apenas para aumentar a distância que separa os pobres das novas redes que estão se desenvolvendo a serviço da informação e da socialização humana – disse.

O Pontífice também demonstrou preocupação em relação a livre difusão de conteúdo pornográfico e violento na internet, reiterando que “se as novas tecnologias devem servir para o bem dos indivíduos e da sociedade, aqueles que as usam devem evitar o compartilhamento de palavras e imagens degradantes para o ser humano, e excluir, portanto, aquilo que alimenta o ódio e a intolerância, desvaloriza a beleza e a intimidade da sexualidade humana, explora os fracos e os indefesos”.

Segundo Bento XVI, é preciso “não se deixar enganar por quem busca simplesmente consumidores em um mercado de possibilidades indistintas, onde a escolha em si torna-se o bem, a novidade é contrabandeada como beleza e a experiência subjetiva substitui a verdade”.

Fonte:oglobo


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • Brenno Felipe disse:

    Concordo plenamente com o Papa, pois muitas pessoas hoje usam a Internet pra a propagação do mal, achando que estão sendo felizes, quando na verdade a alegria causada pelo pecado é sempre passageira e nos deixa deprimidos. Temos que usar a Internet para conscientizar as pessoas que seguirem a Igreja e a Cristo é bom, por vários motivos, até não somente de fé, mais motivos lógicos:

    – Se fosse ruim, a Igreja não teria tantos santos, além de 2000 anos…
    – Já ouvi relatos de pessoas que se arrependeram de não terem seguido à Igreja antes, mas nunca ouvi alguém arrependido de estar seguindo à Igreja ( aqueles que se arrependem é porque não tiveram o conhecimento necessário)

    Por esse e outros motivos, não seguir a Igreja é uma tremenda falta de lógica e de pensamento. Por isso que devemos usar todos os meios de comunicação possíveis para evangelizar o mundo, que passa fome de Deus.

  • Salviano disse:

    Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    http://www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    http://www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!



Últimos Comentários