Homem que afirmava ser “o humano mais velho do mundo” morre aos 146 anos

Homem que afirmava ser "o humano mais velho do mundo" morre aos 146 anos

Homem que afirmava ser “o humano mais velho do mundo” morre aos 146 anos

Indonésio Sodimedjo, também conhecido como Vovô Ghoto, teria nascido em dezembro de 1870; ele foi enterrado na manhã da última segunda-feira (1º)


Um homem que afirmava ser o humano mais antigo do mundo morreu aos 146 anos de idade. De acordo com seus documentos, o indonésio Sodimedjo, também conhecido como Mbah Ghoto (Vovô Ghoto), nasceu em dezembro de 1870.
Ele teria 43 anos de idade no início da primeira guerra mundial e completou 70 anos durante a segunda guerra mundial. O fumante, que ficou viúvo quatro vezes ao longo da vida, morreu esta semana em sua vila em Java Central depois de ser levado ao hospital em 12 de abril por conta da saúde já debilitada. Segundo os familiares, ele insistiu em voltar para casa para ficar com sua família e morreu no último domingo (30).
Seu neto Suyanto disse, em entrevista à BBC, que quando ele chegou em casa, Mbah Ghoto começou a comer cada vez menos. “Só durou um par de dias. Daquele dia até a sua morte, ele se recusou a comer e beber”, acrescentou. “Ele não pediu muito. Antes de morrer, só queria que nós, sua família, o deixássemos ir.”
Mbah Ghoto foi enterrado na manhã de segunda-feira (1º) em um cemitério local, onde ele já havia providenciado sua jazida, incluindo uma lápide que havia comprado anos antes de morrer.
Ex-agricultor e pescador, Mbah Ghoto disse no ano passado que ele viveu “uma vida longa, porque tenho pessoas que me amam cuidando de mim”. Ele era um herói local e contava histórias de vida sobre os colonizadores japoneses e holandeses. “A vida é apenas uma questão de aceitar o seu destino de todo o coração “, disse em entrevista ao Jakarta Post no ano passado. Ele deixa para trás cinco filhos, 12 netos, 17 bisnetos e dois tataraneto-netos.
Sem comprovação
Segundo as informações da BBC, Mbah Ghoto não era reconhecido como o homem mais velho da história. Isso porque a Indonésia só começou a registrar os nascimentos em 1900. Ainda assim, oficiais afirmaram à BBC, que o cartão de residência, que tem a data de nascimento de Mbah Ghoto, era válido com base em documentos e entrevistas com ele.
No entanto, como a idade dele não foi verificada independentemente, ele não toma o posto de ser humano mais velho na história, que pertence a francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 com 122 anos de idade. A pessoa mais velha do mundo viva hoje é Violet Brown , uma mulher jamaicana de 117 anos, de acordo com o Gerontology Research Group.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Ig. São paulo


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários