Boca de urna indica Macron e Le Pen no segundo turno das eleições na França

Boca de urna indica Macron e Le Pen no segundo turno das eleições na França

Boca de urna indica Macron e Le Pen no segundo turno das eleições na França

Primeiro turno aconteceu neste domingo sob forte segurança após ameaças de terrorismo; quatro candidatos principais disputavam acirradamente


Uma pesquisa de boca de urna feita pelo instituto Sopra Steria aponta que os candidatos Emmanuel Macron (Em Marche!) e Marine Le Pen (Frente Nacional) devem passar para o segundo turno.
De acordo com o levantamento, o ex-ministro das Finanças tem 23,7% dos votos, contra 21,7% da ultranacionalista. Já o esquerdista Jean-Luc Mélenchon ( França Insubmissa) e o conservador François Fillon (Os Republicanos) têm 19,5% cada.
As urnas ficaram abertas entre 8h  e 19h (horário local), com exceção das grandes cidades, como Paris, Lyon, Lille, Cannes, Nice e Marselha, onde o fechamento pode ser postergado para as 20h, quando devem sair as primeiras projeções. Os principais colégios eleitorais da França terão a segurança reforçada por conta da ameaça do terrorismo, ainda mais depois da prisão de dois suspeitos que estariam planejando atentados durante a votação e do ataque que matou um policial na avenida Champs-Élysées, na capital .
Os candidatos
A candidata de extrema-direita Marine Le Pen votou por volta das 11h, no distrito de Hénin-Beaumont, no norte do país, onde deve permanecer ao longo do dia. Ela estava acompanhada do colega do partido Frente Nacional, o prefeito da cidade Steeve Briois, sendo acompanhada por grande número de jornalistas e fotógrafos, além de seguranças.
Já o candidato conservador François Fillon votou pouco antes do meio-dia, no distrito central VII, também acompanhado de forte esquema de segurança. Vale lembrar que o candidato era um dos alvos do grupo jihadista, preso essa semana em Marsella, que preparava um ataque terrorista. Por causa dessa ameaça, a polícia inspecionou o local de votação na manhã deste domingo, em busca de possíveis explosivos.
Também votou antes das 12h, no distrito XVI, o ex-presidente Nicolás Sarkozy, que estava acompanhado da esposa Carla Bruni.
O único dos principais candidatos à presidência da França a votar depois do meio-dia foi o candidato de esquerda, Jean-Luc Mélenchon, que deixou seu voto no distrito X de Paris. Ele estava acompanhado de seus principais colaboradores na campanha, também sendo assediado por diversos jornalistas e fotógrafos.
Fonte: Último Segundo/Mundo/As informações são da Agência ANSA.


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários