Enem 2017 terá provas em dois domingos; confira todas as mudanças

Enem 2017 terá provas em dois domingos; confira todas as mudanças

Enem 2017 terá provas em dois domingos; confira todas as mudanças

Após consulta pública, Ministério da Educação e Inep anunciaram alterações no exame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro; Enem terá redação no primeiro domingo e deixa de certificar conclusão do ensino médio


A edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro, e não mais em um único fim de semana. A novidade é a principal de uma série de mudanças anunciadas na manhã desta quinta-feira (9) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova.
Outras mudanças importantes dizem respeito à prova de redação, que passará a ser aplicada no primeiro dia do exame, e o veto à utilização do Enem para a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio, que voltará a emitido pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).
De acordo com o MEC, as medidas são resultado da consulta pública promovida pelo Inep no começo deste ano, que recebeu mais de 600 mil respostas. O Ministério da Educação destaca que a mudança nas datas soluciona a situação de sabatistas que guardam o sábado por questões religiosas e, por isso, eram obrigados a fazer a prova somente após as 19h.
Segundo o governo, 36% daqueles que responderam à consulta votaram pela realização da prova em apenas um dia, enquanto 63,7% preferiram a manutenção em dois dias. Quando perguntados sobre em quais dias o exame deveria ser aplicado, 42% preferiram a opção por dois domingos, 34% escolheram domingo e segunda-feira, e apenas 23% optaram pela manutenção da prova como ela era feita em edições anteriores, num único fim de semana.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, considerou que as alterações aprimoram o exame. “Com essas medidas, nós estamos buscando um aperfeiçoamento operacional do exame e deixaremos prontas todas as adequações futuras pelas quais o Enem terá que passar em decorrência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que nós esperamos que esteja pronta este ano”, destacou.

Mendonça também garantiu que a opinião pública foi “plenamente contemplada” com as mudanças. “Foi uma atitude corajosa do MEC porque, uma vez feita a consulta, você tem que contemplar a opinião pública. E nós sentimos que ela está plenamente contemplada com as medidas que o ministério tomou.”
A presidente do Inep, Maria Inês Fini, destacou que as mudanças reforçam a segurança do candidato e do resultado do Enem. “Agora, o participante vai se sentir extremamente confortável por poder realizar a prova identificada. Ele vai realizar a prova com o nome dele e o cartão de resposta também terá sua própria identificação. Isso aumenta muito a segurança de cada participante.”
A portaria que regulamenta todas as mudanças será publicada em 24 de março. Até 10 de abril está prevista a publicação do edital. As inscrições para o Enem 2017 serão de 8 a 19 de maio.
Confira abaixo as mudanças, ponto a ponto:
Datas
A partir de agora, o Enem – que continuará sendo realizando em dois dias e no formato de provas impressas – passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana.
Redação
A redação passa a ser realizada no primeiro domingo, juntamente com as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.
Certificação
O Enem deixa de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o exame adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios.
Segurança
Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. A novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores.
O Enem 2017 terá seu resultado divulgado em 19 de janeiro de 2018 e continuará oferecendo resultados por área de conhecimento, individual de cada participante e da base consolidada para uso nos programas governamentais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni), entre outros. Mas não haverá mais resultado do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.

Fonte: Último Segundo/Educação/Informações e reportagem do Ministério da Educação


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários