Disfarce? Estilo? Estudo descobre por que os pandas são pretos e brancos

Disfarce? Estilo? Estudo descobre por que os pandas são pretos e brancos

Disfarce? Estilo? Estudo descobre por que os pandas são pretos e brancos

Pesquisadores analisaram corpo de panda dividido em áreas individuais para descobrir a finalidade de cada uma das manchas presentes no mamífero


Os mesmos pesquisadores que descobriram por que as zebras têm listras pretas e brancas (para repelir insetos voadores que picam) decidiram, dessa vez, desvendar mais um mistério da natureza: por que os pandas também têm a coloração preta e branca? Seria pelo mesmo motivo?

De acordo com o estudo realizado por eles, as marcações na pelagem dos pandas serve para propósitos de camuflagem e comunicação. Os cientistas descobriram que a mistura de preto e branco permite que se escondam no frio e no calor, além de facilitar o reconhecimento entre eles.
Isso porque o habitat natural da espécie varia desde montanhas nevadas até florestas tropicais, então suas cores permitem que se misturem a diferentes cenários. Para chegar a uma conclusão, os pesquisadores compararam separadamente as partes do corpo do animal a outras espécies de urso.
Dessa maneira, tentaram combinar diferentes regiões de pelo a variáveis ecológicas e comportamentais do urso para definir a função de cada uma das manchas. Através dessas comparações, descobriram que a pelagem branca serve para camuflagem na neve enquanto as manchas pretas ajudam o panda a se esconder nas sombras das florestas.

Além disso, os cientistas acreditam que a característica bicolor do mamífero se dá por causa de sua alimentação baseada somente em bambu e sua inabilidade de digerir outras plantas. Uma dieta pobre significa que não armazenam gordura o suficiente para hibernar e, consequentemente, precisam estar ativos o ano todo e viajar entre diferentes habitats.
Entretanto, as marcações no rosto não servem para se esconder de predadores, mas sim para se comunicar. As orelhas escuras podem sinalizar ferocidade e os olhos pretos ajudam a se identificar entre eles ou demonstrar agressividade à sua competição.
“Entender porque o panda gigante tem uma coloração tão marcante é um problema para a biologia há muito tempo, sendo difícil de resolver porque nenhum outro mamífero tem essa aparência, dificultando analogias, portanto”, afirmou o principal autor da pesquisa, Tim Caro.

“A grande inovação nesse estudo foi observar cada parte do corpo como uma área individual”, disse o professor Caro. “Algumas vezes são necessárias centenas de horas de trabalho duro para responder o que parece ser a pergunta mais simples: por que os pandas são pretos e brancos?”.
Fonte: Último Segundo/Ciência/Ig. São paulo


Tags: , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários