‘Migo de Bibi’: Palestina lamenta declarações de Trump em encontro com Netanyahu

'Migo de Bibi': Palestina lamenta declarações de Trump em encontro com Netanyahu

‘Migo de Bibi’: Palestina lamenta declarações de Trump em encontro com Netanyahu

Após reunião, o americano disse que vai incentivar um “grande acordo de paz” entre Israel e os palestinos; no entanto, chamou Natanyahu de “Bibi” e deu a entender que não apoia tanto assim a criação de um Estado Palestino


As autoridades palestinas alertaram os Estados Unidos e o presidente Donald Trump nesta quinta-feira (16) sobre os riscos de abandonar a política dos dois Estados. Essa é historicamente a questão-chave nos conflitos entre israelenses e palestinos.

“Se a administração de Trump rejeitar essa política, as chances de paz [na região] serão destruídas e os interesses norte-americanos, sua posição e a sua credibilidade no exterior serão ameaçados”, disse Hana Ashrawi, um dos membros da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

Nesta quarta-feira (15), o presidente norte-americano mostrou uma mudança histórica no posicionamento dos Estados Unidos em relação à política. Durante a visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, à Casa Branca, os dois líderes conversaram sobre a relação entre os dois países, a situação de crise do Oriente Médio e a nomeação do embaixador norte-americano na nação judaica.
Na coletiva de imprensa, o magnata, que se referiu a Netanyahu com o apelido carinhoso de “Bibi”, deu a entender que a criação de um Estado palestino não precisa ser a única solução para a crise da região, posição contrária à dos últimos presidentes norte-americanos.

“Estou olhando para as soluções de um Estado e dois Estados, e eu gosto da que as duas partes gostarem. Se Israel e os palestinos estiverem felizes, eu estarei feliz com a qual eles mais gostarem”, afirmou o mandatário.
No encontro, o presidente norte-americano disse também que “os Estados Unidos irão encorajar a paz e, de verdade, um ótimo acordo de paz”. “Nós estaremos trabalhando nisso [de uma maneira] muito, muito diligente”, disse Trump.
Embaixador dos EUA em Israel
Além disso, a Comissão de Relações Exteriores do Senado norte-americano realizará, ainda nesta quinta, uma “dura” audiência ao homem indicado por pelo presidente norte-americano para assumir o cargo de Embaixador dos EUA em Israel, David Friedman, ex-advogado pessoal do presidente que apoia abertamente os assentamentos israelenses em territórios palestinos.

Na última quarta, cinco ex-embaixadores do país escreveram uma carta na qual diziam que o pretendente de Trump não é qualificado para a posição por suas “posições extremas” e “radicais”.
Fonte: Último Segundo/Mundo/ Com informações da Agência Brasil.


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários