Preparação para o vestibular deve começar no início do ano; confira cinco dicas

Preparação para o vestibular deve começar no início do ano; confira cinco dicas

Preparação para o vestibular deve começar no início do ano; confira cinco dicas

Entender dinâmica de cada processo seletivo e planejar a leitura de obras obrigatórias ao longo de 2017 proporcionam bom desempenho no fim do ano


O ano letivo nem bem começou e já tem aluno a todo vapor com os estudos – de olho nas provas do vestibular do segundo semestre. Ainda que pareça exagero à primeira vista, uma boa organização ainda no início do ano pode garantir um melhor desempenho nas seleções para as universidades mais disputadas, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)  e a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) , para ficar apenas nas opções paulistas.
Somente em São Paulo, aliás, mais de 438 mil alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio da rede estadual devem prestar vestibular  para o ingresso em alguma universidade entre julho e dezembro de 2017.
Para ajudar no planejamento dos alunos, a Secretaria da Educação do estado de São Paulo elaborou uma lista com cinco dicas para começar a maratona de estudos sem se embananar na véspera das provas. Confira abaixo:

Pesquise informações sobre as universidades
Escolher as escolas de interesse é o primeiro passo para poder ficar de olho no calendário e não perder nenhuma data, como pedidos de isenção, inscrição e pagamento. A pesquisa também é importante para entender os modos de ingresso e para quais provas se preparar. Algumas instituições públicas, como a USP, oferecem vagas pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada) com base na nota do Enem, além de realizar processo seletivo próprio.
Entenda as provas
Cada processo seletivo cobra competências específicas e tem características próprias. Entender como funcionam ajuda na hora de selecionar o que estudar e como alcançar a resposta correta da forma mais fácil.

Planeje a leitura obrigatória ao longo do ano
A lista de livros de leitura obrigatória é longa e cobra atenção especial do candidato. Atenção! As listas para o processo seletivo da USP e da Unicamp, por exemplo, são diferentes e podem ser consultadas no site da Fuvest e da Comvest, fundações que organizam cada uma das seleções, respectivamente.
Encontre o melhor método de estudos
Irá fazer cursinho, estudar online ou sozinho? Qualquer que seja a alternativa encontrada, é sempre importante levar em conta as matérias de maior dificuldade. Revise sempre em casa o conteúdo trabalhado em sala de aula e lembre-se da importância de um dia de descanso na semana para manter mente e corpo saudáveis.
Utilize formas dinâmicas de estudo
Criar grupos com os amigos, ver filmes e documentários que retomem conteúdos estudados ou criar novas táticas de memorização podem ser maneiras divertidas e alternativas para aprender a matéria e se dar bem no vestibular. A técnica ajuda a fixação e a relembrar o assunto mais tarde.
Fonte: Último Segundo/Educação/ Lista elaborada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários