Terremoto de 7.7 graus atinge o sul do Chile e evacua mais de 4 mil pessoas

Terremoto de 7.7 graus atinge o sul do Chile e evacua mais de 4 mil pessoas

Terremoto de 7.7 graus atinge o sul do Chile e evacua mais de 4 mil pessoas

Não há registros de mortos ou feridos; governo pediu que moradores de Los Lagos deixassem áreas inseguras e saíssem das praias da região

Um terremoto de 7.7 pontos na escala Richter foi registrado neste domingo (25) na região de Puerto Montt, no sul do Chile, resultando na evacuação de mais de quatro mil pessoas na região.

Um alerta de tsunami chegou a ser emitido para áreas do oceano Pacífico em torno de mil quilômetros do epicentro do terremoto – que teria 33 quilômetros de profundidade –, mas foi retirado cerca de 1h30 após o tremor.

A área atingida fica a 225 quilômetros ao sudoeste de Puerto Montt e a 40 quilômetros de Puerto Quellon. Os maiores prejuízos foram registrados em algumas estradas, que desabaram de forma parcial. Ainda não há informações de vítimas.
O Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi) disse que, imediamente após o tremor, não houve registro de mortos ou feridos. O chefe da Onemi, Ricardo Toro, pediu aos residentes de Los Lagos que se dirijam a zonas seguras e saiam das praias.
Como acontece um terremoto
Os terremotos são formados a partir de fortes deslocamentos de placas gigantescas debaixo da terra. Quando isso ocorre, a energia que estava acumulada no local é liberada sob forma de ondas elásticas. Elas se espalham em todas as direções, fazendo a terra tremer.
Cerca de 90% dos tremores ocorrem ao longo das linhas de colisão entre as placas tectônicas, que passam por vários países.
A linha de colisão entre as placas dos oceanos Atlântico e Pacífico percorre toda a costa oeste das Américas do Norte, Central e Sul.
Portanto, os países que ficam ao longo dessas falhas, como Estados Unidos, México, Guatemala, Nicarágua, El Salvador, Peru e Chile, têm recebido ao longo dos anos os mais devastadores terremotos de que se tem registro no continente americano.
Brasil, Argentina, Uruguai e a costa leste dos EUA dificilmente têm terremotos justamente porque estão localizados no meio da placa do Atlântico, cuja borda leste está enterrada no meio do oceano.
No Chile, um terremoto de magnitude 8,8 gerou um tsunami e causou a morte de 524 pessoas em fevereiro de 2010.

No episódio, o terremoto ocorreu numa zona de subducção, onde uma placa tectônica se desliza sob a outra.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Com informações da Ansa


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários