Interpretação de texto dominou primeiro dia de prova do Enem, dizem alunos

Interpretação de texto dominou primeiro dia de prova do Enem, dizem alunos

Interpretação de texto dominou primeiro dia de prova do Enem, dizem alunos

Menos teoria e mais interpretação. Estudantes afirmam que a prova do Enem 2016 foi bem mais complexa do que a do ano passado.

Os alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (5) afirmaram que a primeira prova, que envolveu matérias de ciências humanas e ciências da natureza, envolveu mais interpretação do que conhecimento teórico das matérias. Estudantes entrevistados pelo IG afirmaram que o prova do Enem 2016 estava mais complexo e apresentou mais dificuldades ao se comparar com os anos anteriores.

“Fiz o Enem no ano passado e achei a prova desse ano bem mais difícil”, disse o estudante Gabriel Rissatti. Para ele o ponto que chamou a atenção foi a necessidade de muita interpretação de texto para responder as questões. “Tinham três ou quatro questões de humanas que precisavam de conhecimento mais técnico, de resto, foi tudo interpretação”, explicou o estudante.
Rissati, que pretende prestar vestibular para arquitetura, afirmou que as questões de física e química estavam similares as do Enem de 2015. “A mudança que eu vi foi em humanas”, disse. Para ele, quem se preparou o ano todo tirou de letra esse primeiro dia de prova. “Conversei com poucos amigos após a prova e eles falaram que foram bem nesse primeiro dia”.

Outro ponto ressaltado pelo estudante foi “as pegadinhas” tão comuns no exame do Enem. “Eles sempre usam pegadinhas nas perguntas. Relacionam temas atuais com teoria. Esse ano foi em ciências da natureza, que relacionaram com o Protocolo de Quioto”. O protocolo é um tratado internacional que em que países firmam compromisso para a redução da emissão de gases que pioram o efeito estufa.
Tensão para domingo
Para Mayara Roque, que pretende cursar administração, a prova baseada em interpretação de texto a deixou mais tensa para segunda fase, neste domingo (6). “Me senti prejudicada”, afirmou. Para ela, a falta da teoria foi o que tornou a prova mais difícil que o esperado. “Acho que faltou conteúdo, principalmente nas questões de história e biologia”.
Passada a pressão do primeiro dia do Enem 2016 os estudantes se preparam agora para as questões de matemática, língua portuguesa e a temida redação. Esporte como ferramenta de inclusão social, mobilidade urbana e aculturação, são os possíveis temas para a redação do Enem 2016 na opinião da estudante Mariana Valderrama. A estudante de Santa Catarina fez o Enem pela primeira vez e mesmo sendo novata achou a prova tranquila e bem similar ás dicas que seus professores do cursinho pré-vestibular deram ao longo do ano. “O que me preocupa é o tempo da prova de amanhã (domingo)”, explicou ela.
Os participantes terão cinco horas e meia para resolver questões de linguagens e códigos, redação e matemática. Os três estudantes afirmaram ainda que não tiveram problemas para chegar no horário da prova, e que tudo correu com tranquilidade, sem incidentes. Agora fica apenas a ansiedade em pegar o gabarito deste primeiro dia de prova.
Para ajudar acalmar os ânimos dos estudantes o Anglo fará correção online da prova em sua página no Facebook. Interessados devem se inscrever pelo link https://www.facebook.com/events/1036457926464895/
Fonte: Último Segundo/Educação/Ig.São Paulo


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários