Saiba como a pós-graduação pode impulsionar a sua carreira

Saiba como a pós-graduação pode impulsionar a sua carreira

Saiba como a pós-graduação pode impulsionar a sua carreira

Mudança de área, promoção, seleção em uma vaga concorrida, aumento de salário. Veja como essa formação pode impactar a sua carreira profissional

Há alguns anos, ter um curso de nível superior era visto como um grande destaque em qualquer currículo. Hoje, é uma das exigências básicas para um vasto número de vagas. A partir disso, o diferencial exigido pelo mercado passou a ser a pós-graduação. Quem a possui, pode encontrar oportunidades e remuneração distintas de outros candidatos sem essa formação.
Veja quais são as opções e qual é a importância da pós-graduação e entenda como ela pode ser o qualificador que faltava para impulsionar a sua carreira.
A importância da pós-graduação
Em um cenário cada vez mais competitivo e em meio a uma crise, as empresas mostram-se cada vez mais exigentes em seus processos seletivos. Há diversos candidatos com perfis semelhantes, experiências equivalentes e com a mesma formação. Nesta hora, um item pode fazer toda a diferença entre ser ou não selecionado: a pós-graduação.
Ela também pode ser fundamental para quem está buscando uma promoção ou mudança de área, uma vez que esses cursos são bastante focados, trazendo informações aprofundadas e atualizadas sobre o mercado e possibilitam, ainda, que se faça network com outros profissionais e empresas de seu segmento de interesse.
Ter uma pós-graduação poderá, também, gerar aumento salarial. Conforme pesquisa, quem possui uma pós-graduação lato sensu pode aumentar sua renda em até 12,4%. E se o curso for um doutorado, o aumento pode ser de 21,4%. Antes de escolher qual é a melhor opção, entenda qual é a diferença entre pós-graduação stricto sensu e lato sensu.
Tipos de pós-graduação
Pós-graduação lato sensu
É a opção mais voltada para necessidades específicas do mercado de trabalho. Seus cursos podem ser ministrados presencialmente ou a distância. Entre as opções lato sensu estão a especialização e cursos de aperfeiçoamento.

A especialização requer carga horária mínima de 360 horas, de acordo com o MEC, e é um recurso bastante utilizado por profissionais que querem mudar de área ou obter uma promoção. Dentro dessa categoria estão ainda os MBAs, cursos de especialização com foco na área de administração e gestão de negócios.
Pós-graduação stricto sensu
Esta é a pós-graduação indicada, sobretudo, para quem deseja seguir na vida acadêmica, atuando como professor ou pesquisador, e para profissionais que querem obter alta qualificação e diferenciação em sua área. Entre os tipos de pós-graduação stricto sensu estão o mestrado acadêmico, o mestrado profissional e o doutorado.
Os mestrados acadêmico e profissional têm duração de dois anos. No acadêmico, o objetivo é formar pesquisadores e professores universitários. Já o mestrado profissional, tem foco maior no mundo empresarial, formando profissionais com alto nível de qualificação e especialização em determinado campo do saber.
O doutorado possui duração de até quatro anos e, dependendo da área e da instituição de ensino, pode haver a exigência de um certificado de mestrado para seu ingresso. Seu objetivo é formar profissionais com conhecimentos bastante profundos sobre determinada área de pesquisa.
Pós-graduação como diferencial
No mercado de trabalho, as empresas já começam a exigir mais do que a especialização ou o MBA. Conforme pesquisa realizada pela consultoria de carreira Produtive, 68% dos executivos participantes já cursaram pelo menos um MBA ou especialização. Além disso, apresentavam maior salário aqueles que fizeram mestrado ou doutorado.
Isso ocorre porque as empresas estão buscando profissionais com uma formação sólida, que forneça subsídios para fundamentar consistentemente a tomada de decisões e que tenham um grande repertório de dados e informações atualizadas que ajudem a gerar inovação, reduzir custos e alcançar melhores resultados.
Assim, para ser selecionado para uma vaga como essa ou para conquistar promoções em sua empresa, é recomendado continuar estudando e especializando-se para ser visto como um candidato com diferenciais que poderão agregar valor às organizações.
Pós-graduação como diferencial
Os cursos de pós-graduação são ofertados tanto por universidades públicas quanto privadas. Há algumas bolsas de iniciação científica e incentivos oferecidos pelas próprias universidades, entretanto, há grande concorrência por esse recurso.
Para quem não quer perder a oportunidade, há opções de bolsas como o iG Bolsas de Estudo. Em parceria com a eduit., organização com expertise no segmento de bolsas de estudo, esse programa oferta descontos em diversos cursos de pós-graduação em todo o território nacional.
Não há restrição de número de selecionados, nem exigências socioeconômicas. Basta inscrever-se em uma das instituições disponíveis, selecionar o curso de interesse e fazer o pagamento da reserva pela bolsa de estudo. Isso gerará um cupom de desconto que, após repassado à universidade, passará a ser aplicado em todas as mensalidades.
Ter um curso de pós-graduação no currículo pode ajudar a criar diferenciais em seleções, oportunidades de recrutamento interno das empresas, a mudar de área de atuação e a gerar aumento salarial.
Fonte: Último Segundo/Educação/Ig. São Paulo


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários