ProUni: prazo para entrega de documentos termina nesta terça-feira

ProUni: prazo para entrega de documentos termina nesta terça-feira

ProUni: prazo para entrega de documentos termina nesta terça-feira

Candidatos às vagas da lista de espera do ProUni devem comparecer ainda nesta terça-feira (19) às instituições de ensino para qual se inscreveram

Estudantes que pretendem ingressar no Ensino Superior por meio da lista de espera do ProUni têm até esta terça-feira (19) para levar a documentação necessária às instituições de ensino para as quais se candidataram. O procedimento tem como objetivo comprovar as informações prestadas na inscrição virtual – confira aqui os documentos necessários.

A lista de espera do ProUni é a ferramenta usada pelo programa para preencher vagas que ficaram remanescentes mesmo depois da convocação dos aprovados nas duas chamadas regulares. A relação fica à disposição das instituições de ensino, assim como a classificação dos estudantes por curso e turno desejado, de acordo com as notas alcançadas no Enem.

Para participar da lista de espera, os candidatos tiveram que confirmar o interesse até a segunda-feira da semana passada (11). A relação dos candidatos participantes da lista foi divulgada na última quinta-feira (14).

Entenda o ProUni

O Programa Universidade Para Todos concede bolsas de estudo integrais e parciais – de 50% – em instituições particulares de ensino superior. A seleção de estudantes beneficiados com as bolsas é feita de acordo com a nota do Exame Nacional do Ensino médio (Enem). Para o segundo semestre de 2016, estão sendo distribuídas 125.442 bolsas de estudo – cerca de 57 mil integrais e 68 mil parciais – em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino em todo o Brasil.

Criado pelo Ministério da Educação em 2004, o ProUni já colocou no Ensino Superior mais de 2 milhões de jovens de baixa renda só em seus primeiros dez anos de funcionamento. Segundo o Ministério da Educação, programas como o ProUni e o Fies são responsáveis pelo ingresso de 40% dos estudantes de Ensino Superior nas universidades.

Apesar ter anunciado cortes em programas educacionais, o novo ministro da Educação, Mendonça Filho, garantiu que o ProUni continua funcionando e deve abrir em janeiro as inscrições para os estudantes que pretendem concorrer às bolsas de estudo no primeiro semestre de 2017.

Quem pode se increver?

Podem concorrer às bolsas oferecidas pelo Programa estudantes que atingirem pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e comprovarem renda de até 1,5 salário mínimo mensal por pessoa da família. Além disso, só podem ingressar no programa os candidatos que concluíram o 2º grau em escola pública ou que estudaram em escola particular com bolsa integral.

Pessoas com deficiência também podem se inscrever, assim como professores da rede pública que atuam na educação básica e pretendem cursar disciplinas de licenciatura. Nesses dois casos, não há requisitos de renda. Confira aqui o passo a passo completo.

Fonte: Último Segundo/Educação/Com informações da Agência Brasil


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários