Saída do Reino Unido da UE ameaça paz no continente, diz David Cameron

Saída do Reino Unido da UE ameaça paz no continente, diz David Cameron

Saída do Reino Unido da UE ameaça paz no continente, diz David Cameron

Em campanha pela permanência do país no bloco, premiê afirma que, diante dos ataques que atingem Europa, ideal é unir forças; britânicos decidem futuro nas urnas em junho

Em meio ao debate sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE), o primeiro-ministro britânico, David Cameron, declarou que deixar o bloco aumentaria o risco de guerra na Europa, em discurso nesta segunda-feira (9).

Em campanha pela permanência do Reino Unido na UE, Camerou disse que seria temerário supor “que a paz e a estabilidade no nosso continente são asseguradas sem qualquer sombra de dúvida”. E completou: “A Grã-Bretanha tem um interesse nacional vital de permanecer no bloco para evitar futuros conflitos entre os países europeus”.
O discurso foi realizado no Museu Britânico, em Londres, semanas antes da votação que definirá o futuro do Reino Unido no bloco, marcado para 23 de junho. Segundo Cameron, o “isolamento nunca serviu para o país e dar as costas à Europa, mais cedo ou mais tarde, gerará arrependimentos” acrescentou.

Prós e contras
Criada após o fim da Segunda Guerra Mundial, para, entre outros motivos, impedir o continente de travar guerras entre as nações europeias, a UE têm se visto em uma situação cada vez mais delicada desde os ataques terroristas de Paris, em novembro, e a piora da crise dos refugiados que migram para a região vindos da África e Ásia. Cameron alega que, diante da luta contra o Estado Islâmico, o melhor é unir forças e não separá-las.
Por outro lado, o grupo favorável à saída do país do bloco destaca que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contribui muito mais para a paz na Europa do que à segurança da UE. “A noção de que a paz da Europa foi garantida pelas instituições da União Europeia sempre foi um total absurdo”, explicou Robert Cowcroft, da Universidade de Edimburgo, membro dos Historiadores para a Grã-Bretanha, grupo contrário à permanência na UE.

O ex-prefeito de Londres Boris Johnson lidera a campanha para que o Reino Unido deixe o bloco. De acordo com ele, na década de 1990, período das guerras dos Bálcãs, ficou claro que o bloco não cumpriu sua missão de garantir a paz. “Não acredito que a saída do Reino Unido causaria uma terceira Guerra Mundial no continente europeu”, defendeu.

Fonte: Último Segundo/Mundo?Estadão


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários