Thiago só marcará shows após cirurgia do primo Pedro

pedro-e-thiago

A data do primeiro show do cantor Thiago após o acidente do seu primo e parceiro musical Pedro Leonardo só será marcada após a definição sobre uma cirurgia a qual o jovem deve se submeter na próxima semana.

Segundo Ede Cury, assessora do cantor Leonardo, o procedimento em Pedro deverá acontecer na próxima terça-feira (22) ou quarta-feira (23), dependendo do estado de saúde do artista.

Ede Cury não soube dar informações sobre qual será essa cirurgia. Em 9 de maio, o médico Roberto Kalil afirmou que Pedro tem uma fratura na fêmur que necessita de cirurgia, mas a data da intervenção não havia sido definida.

Procurado pelo G1 nesta sexta, o Hospital Sírio-Libanês disse que só dará informações por meio de boletins médicos, os quais são baseados nos relatos médicos posteriores aos procedimentos. Por conta disso, não há mais informações sobre a cirurgia de Pedro. O último boletim foi divulgado no dia 13 de maio.

Retomada de shows
O cantor Thiago afirmou no início da tarde de quarta-feira (16) que seu primo ficará orgulhoso com sua decisão de retomar a agenda de shows. Em mensagens publicadas em sua página pessoal no Twitter, Thiago comentou sobre a volta aos palcos durante o período de recuperação de Pedro.

“Galera, a decisão de dar continuidade na carreira e continuar o sonho da dupla Pedro e Thiago é em conjunto com a família, e tenho certeza… Que Pedro ficara muito orgulhoso dessa atitude! Faço isso tb em respeito aos contratantes que acreditam na nossa dupla e a todas as pessoas que gostam do nosso trabalho!!”, escreveu o cantor em três mensagens na rede social. (O G1 manteve o texto original escrito pelo primo do cantor).

A retomada das apresentações foi confirmada pelo empresário da dupla, Doriva Lobo, na manhã desta quarta. Segundo ele, a decisão foi tomada durante os últimos dias.

“A vida não pode parar, então vamos esperar a volta do Pedro [nos palcos]”, disse. Segundo Lobo, Thiago não fez nenhuma apresentação desde o acidente de Pedro, em 20 de abril.

De acordo com Ede Cury, os próximos shows de Thiago irão repor as apresentações que foram canceladas após o acidente.

Ainda não há, no entanto, a confirmação dos locais desses shows. “Tudo está dependendo do parecer dos médicos quanto à cirurgia. Depende de como será a recuperação dele [Pedro]”, disse Cury.

Coma
O cantor Pedro Leonardo Dantas da Costa permanece internado em coma mesmo dias depois de suspensa a sedação que o mantinha desacordado artificialmente em 29 de abril.

Em casos menos graves, o esperado é que o paciente acorde após a retirada dos anestésicos. Mas Pedro não acordou.

Pedro sofreu um acidente de carro em 20 de abril próximo ao município de Tupaciguara, em Minas Gerais, quando voltava de um show.

Ele foi inicialmente levado ao Hospital Municipal de Itumbiara, em Goiás, onde passou por cirurgia para conter hemorragia abdominal, e foi transferido no mesmo dia para Goiânia. Depois, foi de avião ao hospital em São Paulo.

“Se o paciente voltar à consciência, significa que o coma induzido teve sucesso e o quadro do paciente não era grave. Mas se ele continua em coma, o caso se reverte a um coma clínico, considerado mais grave”, explica o neurologista Ademir Baptista Silva, chefe da disciplina de neurologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, que não faz parte da equipe que trata Pedro Leonardo.

Segundo o último boletim médico, divulgado neste domingo (13), Pedro foi submetido a uma cirurgia de emergência para fazer uma ressutura da parede do abdome (quando se refaz pontos abertos na região).

“A cirurgia foi bem sucedida, sem nenhuma intercorrência. O estado de saúde dele continua estável, ainda em coma, aguardamos que ele acorde”, afirmou Ede Cury, assessora do cantor Leonardo, pai de Pedro. Segundo ela, Leonardo continua indo vê-lo todos os dias.

Apesar da cirurgia, os médicos afirmam que o quadro clínico de Pedro “está estável, com evolução favorável da função neurológica”.

De acordo o médico Roberto Kalil Filho, que coordena a equipe que cuida do cantor, a recuperação de Pedro pode demorar meses, sendo necessário esperar que ele “responda”.

Tipos de coma
O coma é um estado de inconsciência que tem vários graus de resposta e pode acontecer por diferentes razões, como uma pancada na cabeça, uma inflamação, abuso de remédios e mesmo como consequência de um infarto ou derrame, explica Silva.

O paciente fica em coma induzido justamente para preservar o cérebro das alterações que estão acontecendo em seu organismo por causa das lesões adquiridas no acidente.

Como o metabolismo fica mais lento, o paciente consegue resistir aos vários problemas por mais tempo, principalmente se manter o cérebro “quietinho”, explica Ademir Silva.

Já o coma clínico é uma resposta do próprio corpo a algum trauma ocorrido no cérebro. A pessoa pode ficar inconsciente mesmo se sofrer uma lesão mínima na região.

“A consciência é quando o cérebro consegue reconhecer e se relacionar com pessoas, mas mesmo inconsciente pode ter reflexos, como a um estimulo doloroso, abrir o olho, mas não consegue manter contato”, diz Silva. Por isso, os reflexos mostrados por Pedro não significam que ele esteja consciente.

Implicações
O paciente em coma tende a ficar muito tempo deitado na cama de hospital, o que pode ainda causar outros problemas de saúde, como trombose ou atrofia nas pernas.

O uso de meias especiais atreladas a um equipamento que aquece os pés do paciente, junto ao uso de remédios anticoagulantes e outros tipos de cuidados realizados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) evitam que isso aconteça.

fonte: G1


Tags: , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários