166 cidades de MG estão em situação de emergência por causa da chuva

cidade-alagada-mg

A Defesa Civil de Minas Gerais informou neste sábado (14) que 166 cidades já decretaram situação de emergência por causa da chuva no estado.

Com os novos números, 19% dos municípios de Minas Gerais estão em emergência. O balanço considera municípios que enfrentam problemas decorrentes de temporais desde outubro, início do período chuvoso.

Treze novas cidades entraram para a lista do órgão: Brás Pires e Simonésia, na Zona da Mata, Ferros, Itueta, Nova Lima, Prados, Rio Manso, São João Del Rei, na Região Central, Coluna, Engenheiro Caldas e Iapu, no Rio Doce, Ibiaí, no Norte, e Pains, no Centro-Oeste.

No estado, 228 municípios foram afetados de alguma forma pela chuva, atingindo cerca de 3,1 milhões de pessoas. Destas, 52.723 ficaram desalojadas e 4.639 estão desabrigadas.

Neste sábado (14), a Defesa Civil confirmou que três pessoas estão desaparecidas e 15 morreram. Desde outubro, 639 imóveis e 330 pontes ficaram destruídas.

Quando a situação de emergência é decretada pelas prefeituras, o município passa a receber ajuda emergencial, como cesta básica e colchões.

A liberação de recursos financeiros depende da homologação do decreto pelo governo estadual e do reconhecimento pela União.

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou que o governo federal vai liberar R$ 75 milhões para os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro enfrentarem os problemas decorrentes das fortes chuvas que atingem os estados desde o início do mês.

Minas Gerais será o estado mais beneficiado, com liberação de R$ 30 milhões. A verba será disponibilizada via cartão de pagamento da Defesa Civil aos municípios.

fonte: G1


Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários